Bragantino conseguiu bom resultado, nesta quinta-feira (14), ao empatar, na Argentina, no Jose Almafitani, com o Vélez Sarsfield, pela segunda rodada do Grupo C da Libertadores: 2 a 2. O Braga fez um gol coletivamente espetacular no primeiro minuto, com Ytalo. Mas passou sufoco e levou a virada com gols de De los Santos e Nathan, contra (em falha pouco comum do goleiro Cleiton). Porém Ytalo conseguiu igualar o placar e o time paulista, mesmo com dez na reta final, segurou o resultado.

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Hyoran recebe marcação dupla da defesa do Vélez durante o duelo desta quinta-feira, pela Libertadores – Marcelo Endelli/Getty Images

O Bragantino fecha a rodada em segundo lugar no Grupo C da Libertadores. Tem os mesmos quatro pontos do líder Estudiantes, mas saldo pior (3 a 2). Nacional-URU e Vélez têm um ponto. Na terceira rodada (dia 26/4), o Vélez recebe o Nacional e o Bragantino joga mais uma vez na Argentina, encarando o Estudiantes.

Primeiro tempo

O jogo começou com um dos lances mais espetaculares do ano.  O Bragantino deu a saída de bola e após 24 toques com a participação de nove jogadores sem que o Vélez tocasse uma vez sequer na pelota, chegou ao gol, com Ytalo escorando cruzamento de Aderlan. Uma pintura que deveria virar aula de futebol.

Só que o Vélez jogava em casa com o apoio de sua torcida. Dominou o jogo, empatando aos oito com De Los Santos escorando cruzamento da esquerda. O Braga assustava em contra-ataques, principalmente em investidas do lateral Aderlan pela direita. Mas o Vélez era melhor e tinha tudo para virar. O ex-Atlético Lucas Pratto perdeu um gol na marca do pênalti, chutando fora; Janson chutou na pequena área e Cleiton salvou com o pé; Orellano pegou mal com o Cleiton batido. No sufoco, o Bragantino sustentou o 1 a 1 na etapa inicial.

Segundo tempo

Uma falha incrível de Cleiton aos dois minutos fez o Vélez virar. Um cruzamento sem perigo de Ortega, da esquerda, era de fácil defesa para o bom goleiro do Bragantino. Mas Cleiton errou o soco na bola, que bateu num atônito Nathan e entrou. Vélez 2 a 1. O Braga não estava bem, mas contava com Ytalo. Aos 16, num cruzamento de Helinho pela esquerda, o atacante acertou linda cabeçada para empatar o jogo. O gol de cabeça bonito? Esse do Ytalo é um deles. Quase em seguida o time ficou com dez (Aderlan expulso). Mas conseguiu sustentar o empate.

VÉLEZ SARSFIELD 2 X 2 RED BULL BRAGANTINO
2ª rodada do Grupo C  da Libertadores
Data: 14/4/2022
Local: Estádio José Amalfitani, Buenos Aires (ARG)
VÉLEZ SARSFIELD: Hoyos; Guidara, De los Santos, Valentín Gómez e Ortega; Florentín (Sosa, aos 23′ do 2ºT), Cáseres (Garayalde, aos 23′ do 2ºT)  e Perrone (Díaz, aos 30′ do 2ºT); Orellano (Lobato, aos 30′ do 2ºT) Lucas Pratto e Janson (Bouzat, aos 14′ do 2ºT). Técnico: Julio Vaccari.
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Jadsom (Lucas Evangelista, aos 18′ do 2ºT), Eric Ramires e Hyoran (José Hurtado, aos 23′ do 2ºT); Helinho, Sorriso (Ramon, aos 27′ do 2ºT) e Ytalo (Praxedes, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.
Gols: Ytalo, a 1′ do 1º T (0-1); De los Santos, aos 8′ do 1ºT (1-1); Nathan, contra, aos 2′ do 2ºT (2-1); Ytalo, aos 16′ do 2ºT (2-2)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Assistentes: Sebastián Vela e Dionisio Ruiz (COL)
VAR: Dario Ubriaco (URU)
Cartões amarelos: Perrone (VEL); Aderlan, Luan Cândido, Praxedes (BGT)
Cartões vermelhos: Aderlan, (BGT, aos 22′ do 2ºT)