Um novo boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira informou que Freddy Rincón segue em estado de saúde muito crítico. O ex-jogador da seleção colombiana e ídolo do Corinthians, que sofreu um grave acidente de carro em Cali, na Colômbia, segue internado na UTI, após ser submetido a um procedimento cirúrgico na última segunda-feira.
“Freddy Eusebio Rincon Valencia continua em nosso Unidade de Terapia Intensiva onde está sendo atendido por parte de um grupo interdisciplinar de profissionais, após cirurgia por traumatismo cranioencefálico grave. Após este tipo de procedimento, é prudente acompanhar a evolução do paciente, por isso a equipe médica decidiu realizar alguns exames adicionais em seu cérebro para determinar os passos a seguir. Neste momento, o paciente continua com as medidas de suporte avançado e seu prognóstico não mudou”, diz o comunicado.
Em coletiva de imprensa, o Dr. Laureano Quintero, diretor médico da Clínica Imbanaco, onde o ídolo colombiano está internado, pediu para que parem de divulgar notícias falsas sobre o estado de saúde do ex-jogador, e que respeitem a dor da família. Desde o momento do acidente, rumores de que o Freddy Rincón teria tido uma morte cerebral circulam na internet.
O automóvel em que estava o ex-jogador, de 55 anos, se chocou com um ônibus no bairro San Fernando, na cidade de Cali, na Colômbia, conforme vídeo divulgado pela imprensa local. É possível ver na imagem que o carro onde estava Rincón cruzou um sinal vermelho, informação confirmada pelo prefeito da cidade, Jorge Iván Ospina.
Segundo Rafael Rincón, irmão de Freddy, o ex-jogador não era o motorista no momento do acidente. Inicialmente, a imprensa colombiana noticiou que o Freddy estava acompanhado de mais três pessoas. No entanto, em pronunciamento, o prefeito de Cali informou que só se confirmou apenas que no carro estavam apenas mais duas mulheres, que tiveram ferimentos leves. Uma investigação sobre caso, porém, foi aberta e não está descartada a presença da quarta pessoa.
Carro em que Freddy Rincón estava se envolveu em acidente em Cali — Foto: Reprodução
Imagens postadas nas redes sociais mostram que o ônibus teve sua frente destruída por conta do acidente, que também teria atingido um prédio entre as ruas 5 e 34 do bairro. O carro de Rincón foi duramente danificado no lado direito. O motorista do ônibus teve uma fratura na perna e joelho esquerdos, passou por cirurgia e tem estado estável.
O ex-jogador já havia sofrido um grave acidente de carro, em 2013, em uma estrada na cidade de Buga, na Colômbia. Na ocasião, o carro que Rincón dirigia ficou completamente destruído. O colombiano chegou a ter uma lesão na cabeça, uma fratura de pélvis e passou por uma cirurgia por causa de uma luxação no ombro esquerdo.
Freddy Rincón tem 55 anos e é um dos maiores jogadores da história da Colômbia e jogou as Copas de 1990, 1994 e 1998 pela seleção. Ex-meio-campista, ele começou a carreira no América de Cali, foi para o Palmeiras, em 1994, foi para Napoli, Real Madrid e depois voltou ao Verdão, em 1996, e em 1997 começou sua vitoriosa passagem no Corinthians.
Rincón levanta a taça de campeão do mundo da Fifa em 2000 – Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo — Foto: Otávio Magalhães/Estadão Conteúdo
No Timão, o colombiano foi bicampeão brasileiro e conquistou a taça do Mundial de Clubes em 2000. No futebol brasileiro, ele também passou por Santos e Cruzeiro. Nas redes sociais, o Corinthians, equipe onde mais atuou, publicou uma mensagem de apoio ao seu ídolo. O Independiente Santa Fe, onde Rincón se formou, e o América de Cali, onde fez sua estreia profissional, também se manifestaram. (GE)