Após início de temporada instável, o técnico Marquinhos Santos não é mais treinador do América-MG. O desligamento acontece depois da derrota para o Avaí, na estreia do Brasileirão, por 1 a 0, fora de casa. A partida ainda teve dois jogadores americanos expulsos. No Coelho, foram 31 jogos, 12 vitórias, 8 empates e 11 derrotas. Um aproveitamento de 47,31%.
O treinador tinha contrato com o clube até 31 de maio. Segundo o América, após a partida houve uma reunião com a diretoria presente em Florianópolis e, em comum acordo, as partes optarem pelo fim do vínculo.
“Após reunião realizada na noite deste domingo, a diretoria do América e o técnico Marquinhos Santos chegaram à conclusão de dar fim ao ciclo de trabalho no Clube. O comandante chegou a realizar a entrevista coletiva após o revés para o Avaí no Estádio da Ressacada, mas, ao chegar ao hotel, comissão técnica e diretoria se reuniram e decidiram antecipar o fim do contrato, que seria findado em maio de 2022”
Na meio da semana, o América já havia sido derrotado em casa, para o Independiente del Valle, por 2 a 0, pela primeira rodada do grupo D da Libertadores. Marquinhos havia assumido o América no meio da temporada passada após Mancini pedir demissão. Com o time, o treinador conseguiu a vaga inédita para a Libertadores deste ano.
No Campeonato Mineiro, a campanha também foi ruim. Priorizando a Libertadores, o Coelho não conseguiu passar da primeira fase e, em boa parte do campeonato, o clube optou por utilizar garotos da base.
A classificação para a fase de grupos da Libertadores veio depois de dois jogos históricos. O clube conseguiu avançar vencendo fora de casa e levando a disputa para os pênaltis. Jogando no Independência, o América não conseguiu vencer na competição internacional.
Íntegra da nota do América
Após reunião realizada na noite deste domingo, a diretoria do América e o técnico Marquinhos Santos chegaram à conclusão de dar fim ao ciclo de trabalho no Clube. O comandante chegou a realizar a entrevista coletiva após o revés para o Avaí no Estádio da Ressacada, mas, ao chegar ao hotel, comissão técnica e diretoria se reuniram e decidiram antecipar o fim do contrato, que seria findado em maio de 2022.
O América Futebol Clube agradece por todo o grande trabalho prestado pelo profissional e seu auxiliar Edison Borges, que fizeram história no América com a melhor colocação da Série A em todas as edições e a presença inédita na Libertadores 2022. Neste ano, o treinador conseguiu, ainda, levar o time à fase de grupos da competição continental com duas classificações históricas na Pré-Libertadores.
O Coelho ainda não tem negociação em andamento com nenhum novo treinador. Assim que o Clube formalizar algo, a situação será informada à imprensa. (GE)