O Ceará surpreendeu o Palmeiras na noite deste sábado e, com um início arrasador, venceu o Verdão por 3 a 2, estreou bem no Campeonato Brasileiro e tirou a invencibilidade do Verdão no Allianz Parque em 2022 – o time de Abel Ferreira estava 100% em casa na temporada. Diante do atual campeão paulista e bi da Libertadores, o Vozão teve postura corajosa desde o início, abriu dois gols de vantagem (Jorge, contra, e Mendoza) e soube se segurar mesmo quando sofreu o gol alviverde, de Zé Rafael.
O Verdão esteve abaixo do padrão, mas teve chances de ao menos buscar o empate – ainda que cedendo contra-ataques muito perigosos ao rival. No fim, Lucas Ribeiro fez o terceiro dos cearenses, e Gustavo Gómez diminuiu de pênalti. Com os dois times intensos, o torcedor pôde ver um ótimo jogo de futebol na rodada de abertura do Brasileirão.
Primeiro tempo
Diante da pressão imposta pelo Palmeiras no início, o Ceará respondeu na mesma moeda com intenso combate na saída de bola, justamente o que o time de Abel está acostumado a fazer. Foi dessa forma que Mendoza arrancou aos seis minutos, cruzou para a área e viu Jorge anotar gol contra. O Vozão aproveitou o momento favorável diante de um Palmeiras estranhamente desnorteado e ampliou a vantagem aos 13. Mendoza, de novo ele, precisou de duas finalizações para balançar a rede após bola não afastada na área após escanteio.
O alerta acendeu, e o Verdão conseguiu se organizar a ponto de diminuir o prejuízo em belo arremate de Zé Rafael da entrada da área.reagiu e passou a ter a bola. Enquanto o Ceará seguiu levando perigo nos contragolpes, Rony quase empatou.
Segundo tempo
Abel voltou com Atuesta e Navarro O panorama não mudou na volta do intervalo. O Ceará recuou e, apostando nos contragolpes, levou perigo em quase todos os seus avanços. Lucas Ribeiro Em um deles, puxado por Vina, os visitantes chegaram ao terceiro. Erick finalizou para defesa de Weverton, mas no rebote Lucas Ribeiro encheu o pé para anotar o seu gol. Ainda deu tempo para Gustavo Gómez, de pênalti, diminuir a desvantagem palmeirense.
Como fica?
O Ceará soma seus três primeiros pontos e termina o primeiro dia de campeonato como líder, já que os outros dois jogos do sábado foram empates – Fluminense 0 x 0 Santos e Atlético-GO 1 x 1 Flamengo. O Palmeiras fica zerado.
Cai a invencibilidade
Em dez jogos no Allianz Parque em 2022, eram dez vitórias e um título paulista conquistado no domingo passado. Neste sábado, porém, a sequência pesou: mesmo com time quase todo reserva na Venezuela, na estreia da Libertadores, o Verdão teve menos intensidade do que o Ceará, principalmente no segundo tempo e até preservou seus principais nomes na reta final – Dudu e Raphael Veiga saíram. Terça-feira tem mais Libertadores, contra o Independiente Petrolero, no Allianz Parque.
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo na próxima terça-feira para enfrentar o Independiente Petrolero, às 21h30 (de Brasília), novamente no Allianz Parque, pela segunda rodada do Grupo A da Libertadores. Já o Ceará visita o La Guaira também na terça, às 19h15, na Venezuela, pela segunda rodada do Grupo G da Sul-Americana.
PALMEIRAS 2 x 3 CEARÁ
1ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 9/4/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: –
Renda: –
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Jorge; Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira. (Velázquez, aos 42′ do 2ºT)
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Richard, Rodrigo Lindoso, Fernando Sobral, Lima e Vina; Mendoza. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Jorge, contra, aos 6′ do 1ºT (0-1); Mendoza, aos 13′ do 1ºT (0-2); Zé Rafael, aos 21′ do 1ºT (1-2); Lucas Ribeiro, aos 40′ do 2ºT (1-3); Gustavo Gómez, de pênalti, aos 50′ do 2ºT (2-3).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Jorge, Zé Rafael, Abel Ferreira (PAL); Vina, Mendoza, Luiz Otávio (CEA). (GE/Jogada 10)