O Flamengo não fez uma grande exibição, nem criou muitas chances. Mas, de volta aos esquema com quatro defensores, mostrou bom toque de bola, principalmente no primeiro tempo, e estreou com o pé direito no Grupo H da Libertadores, nesta terça-feira (5), no estádio Nacional de Lima. Derrotou o Sporting Cristal por 2 a 0, gols de Bruno Henrique e de Matheuzinho (o melhor em campo), um em cada tempo.
O jogo foi não teve público e por muito pouco não foi realizado, já que a capital do Peru estava em toque de recolher – por causa de manifestações contra o aumento de combustível – e 0 jogo chegou a ser suspenso pelo governo três horas antes do seu início. Mas o governo cancelou o toque de recolher e a partida acabou sendo realizada.
Primeiro tempo
O Flamengo foi bem superior diante de um adversário tecnicamente mais fraco, que se fechou na defesa e tentava gastar o tempo como dava, fazendo cera, com seus jogadores caindo a cada falta. Com espaço para jogar o Flamengo fez valer sua qualidade e chegou ao gol quando Matheuzinho recebeu pela direita e cruzou para a chegada de Bruno Henrique, que bateu cruzado e fez 1 a 0, aos 23. Feito o gol, o time carioca recuou um pouco e cadenciou o jogo, com volume, mas poucas chances. Já o Sporting Cristal só teve uma chance com Ávila.
Segundo tempo
O Rubro-Negro voltou mal. Chegou a levar sufoco do fraco Cristal e, se não fosse uma grande defesa de Hugo, o time poderia até ter levado o empate em chute de Ávila. O técnico Paulo Sousa resolveu fazer alterações para que o time acordasse e acabou dando certo, já no fim. Lázaro fez boa jogada lançando Matheuzinho que invadiu a área e fez o segundo gol. Coroou sua boa atuação.
SPORTING CRISTAL 0 x 2 FLAMENGO
1ª rodada do Grupo H da Libertadores
Data: 5/4/2022
Local: Estádio Nacional, Lima (PER)
SPORTING CRISTAL: Duarte; Madrid, Chaves, Merlo e Loyola; Castillo, Calcaterra, Leandro Sosa (Távara, aos 28′ do 2ºT) e Chris González, Irven Ávila (Pacheco, aos 28′ do 2ºT) e Liza. Técnico: Roberto Mosquera.
FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique, David Luiz e Filipe Luís (Leo Pereira, aos 12′ do 2ºT); Willian Arão (Matheus França, aos 36′ do 2ºT) , Thiago Maia (João Gomes, aos 12′ do 2ºT), Andreas e Everton Ribeiro (Lázaro, aos 26′ do 2ºT); Bruno Henrique e Gabigol (Pedro, aos 36′ do 2ºT). Técnico: Paulo Sousa.
Gols: Bruno Henrique, aos 23′ do 2ºT (0-1); Matheuzinho, aos 42′ do 2ºT (0-2)
Árbitro: Jhon A. Ospina (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
Cartões amarelos: Merlo (SCR); Arão, Thiago Maia, Matehuzinho (FLA)