O Rio Grande do Sul tem dono! E pela quinta vez consecutiva. Neste sábado (2), na Arena, o Grêmio, sem rivais no estado, venceu o Ypiranga por 2 a 1, no jogo de volta da final, e concretizou o seu quarto pentacampeonato gaúcho de sua história. No placar agregado, 3 a 1 para o Imortal.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio administrou bem a vantagem durante o primeiro tempo e correu pouco risco. Faltou bola e camisa para o Ypiranga. Apesar de ter menos posse de bola, foi mais incisivo no ataque por conta da dupla Bitello/Ferreira. O gol, no entanto, sairia somente no fim da primeira etapa. Bruno Alves curtiu uma de atacante e, de cabeça, abriu o placar para o Imortal Tricolor.
SEGUNDO TEMPO
Mero protocolo antes de levantar a taça. O Ypiranga tentou arriscar, mas dependia somente do brilho do lateral-esquerdo Porfírio. O Grêmio ampliou sua vantagem com Rodríguez, contestado até então, pegando o rebote de um milagre do goleiro Edson sobre Villasanti. O time de Erichim descontou na sequência para se despedir do Gaúcho de forma honrosa. O visitante merece aplausos. Mas o Estadual é do Imortal, 42 vezes campeão.
GRÊMIO 2 x 1 YPIRANGA – Final do Campeonato Gaúcho – Jogo de volta
Data e horário: 2/4/2022, às 16h30
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Gols: Bruno Alves, 45’/2ºT (1-0); Rodrigues, 32’/2ºT (2-0); Erik, 33’/2ºT (2-1)
GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti; Lucas Silva (Thiago Santos, 50’/2ºT), Campaz (Churín, 36’/2ºT) e Bitello (Benítez, 50’/2ºT); Ferreira (Gabriel Silva, 37’/2ºT) e Elias (Janderson, 36’/2ºT). Técnico: Roger Machado.
YPIRANGA: Edson; Gedeílson, Carlos Alexandre, Bruno Bispo e Porfírio; Lorran (Robson, 19’/1ºT) (Rosseto, 35’/2ºT), Falcão, Marcelinho (Cesinha, Intervalo), Erick e Matheus Santos (Jefferson, 35’/2ºT); Hugo Almeida (Carioca, 13’/2ºT). Técnico: Luizinho Vieira.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel
VAR: Adriano Milczvski
Cartão Amarelo: Ferreira (GRE); Porfírio, Falcão (YPI)