A Fifa divulgou na manhã desta quinta-feira (31), o ranking de seleções e pela primeira vez desde agosto de 2017, o Brasil aparece na primeira posição. A Seleção ultrapassou a Bélgica e deve ir para o Mundial do Catar na liderança da lista. A entidade máxima do futebol também divulgou o os potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo.\
O ranking de seleções serve para orientar a divisão dos potes para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Grandes seleções como a Holanda (10° no ranking) e a Alemanha (12° no ranking) estão no pote 2, por exemplo, e podem ser adversárias do Brasil já na primeira fase do mundial.
Para o sorteio, existirá algumas restrições. Com exceção da Europa, países do mesmo continente não podem cair no mesmo grupo. Os três classificados que serão definidos em junho, na repescagem cairão no pote 4.
Em relação ao sorteio, a mudança mais relevante ocorreu com a Tunísia. Ela subiu posições na tabela e ultrapassou o Canadá (que perdeu o seu jogo para o Panamá nesta quinta-feira). Com isso, os africanos vão para o Porte 3 e os canadenses foram para o Pote 4.
Veja como ficaram os potes da Copa do Mundo:
POTE 1: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
POTE 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
POTE 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
POTE 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem