Dois homens são presos e dois são mortos em confronto com a equipe da Polícia Militar, em operação para evitar roubo a banco em Matupá, na noite desta sexta-feira (25). O quinto integrante da quadrilha continua foragido, na região Norte de Mato Grosso.
O boletim de ocorrência da Polícia Militar de Mato Grosso registrou que, em patrulhamento tático no bairro Cidade Alta, cinco homens estavam em atitude suspeita e, quando os policiais se aproximaram, quatro fugiram para uma região de mata.
Em buscas na residência onde estava o suspeito que não fugiu, foram encontrados diversos equipamentos usados para arrombar bancos e caixas eletrônicos, como máquina de policorte, pé de cabra, martelete (para furar parede), tesoura para cortar fiação (como de internet e de câmeras de segurança), chaves de fenda, manta térmica (para enganar o sensor de alarme), entre outros. Foram apreendidas, ainda, duas armas de fogo. A suspeita é que o preparo era para invadir a agência do Banco do Brasil.
Em diligências na região da mata, por onde fugiram os outros quatro suspeitos, dois portavam arma de fogo e, segundo o BO, atentaram contra a integridade física dos policiais e, por isso, foram baleados. Em seguida, foram encaminhados para o Hospital Municipal de Matupá, mas não resistiram aos tiros e morreram.
Outro suspeito foi encontrado no quintal de uma casa e preso. Os dois suspeitos foram presos algemados. O quinto elemento (e quarto fugitivo) não foi localizado.
Os dois homens presos, um de 19 e outro de 24 anos, já possuíam passagens pela polícia, ambos por tráfico de drogas e um deles, também por furto a banco.
O homem que foi preso sem fugir, na casa onde estavam todos os equipamentos para o furto à agência bancária, confessou que a quadrilha era de Sinop e foram “convocados” para o assalto por um homem preso na Penitenciária Mata Grande conhecido como ‘Gordão’.
Os suspeitos mortos no confronto não foram identificados.
Segundo a Polícia Militar, esta é a terceira quadrilha de ladrões de banco desarticulada antes do roubo.
Confira o material apreendido na Operação Guardião do Nortão em Ação: 1 revólver calibre 38 e cinco munições, 1 pistola calibre 380 e 14 munições, 1 segueta, 1 tesoura, 2 chaves de fenda, 1 máquina de policorte com vários discos, 1 martelete, 1 rolo de manta térmica e 1 pé de cabra.