Sem chances de classificação para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, o Paraguai se despediu da sua torcida nas Eliminatórias com vitória sobre o Equador por 3 a 1, nesta quinta-feira (24), no Ciudad del Este, pela 17ª rodada. Morales, Almirón e Hincapié (contra) marcaram para a Albirroja, enquanto os equatorianos descontaram com Jordy Caicedo, de pênalti. Apesar da derrota, o time de Gustavo Affaro garantiu a vaga na Copa do Mundo, pela quarta vez na sua história, por causa das derrotas do Peru e do Chile.
O Paraguai não vencia há sete partidas nas Eliminatórias. No jogo de despedida como mandante, a Albirroja abriu o placar logo no início, aos oito minutos, com Morales. O atacante recebeu passe de Enciso pela direita e não deu chances para o goleiro Galíndez. No fim do primeiro tempo, Hincapié tentou recuar uma bola para Galíndez, mas colocou muita força e o camisa 1 não alcançou. O terceiro gol quase saiu nos acréscimos do primeiro tempo, mas Enciso acertou o travessão.
Veja as seleções garantidas na Copa do Mundo de 2022, no Qatar
No início da etapa final, Sánchez quase marcou. Mas foi dos pés de Almirón que saiu o terceiro tento. O atacante aproveitou a sobra na área, ajeitou para a canhota e estufou a rede. Na reta final, o Equador esboçou uma reação. Jordy Caicedo, de pênalti, descontou aos 39. Pouco depois, aos 42, Riveros foi expulso e deixou o Paraguai em desvantagem numérica. O camisa 9 quase deixou o segundo dele aos 49, mas acertou o travessão.
PARAGUAI 3 X 1 EQUADOR – 17ª RODADA DAS ELIMINATÓRIAS
Data e horário: 24/03/2022, às 20h30
Local: Estádio Tenente Coronel, Ciudad del Este, Paraguai
Paraguai: Antony Silva; Robert Rojas (Espínola, min. 31’/2ºT), Gustavo Gómez, Balbuena e Riveros; Richard Ortíz, Cubas (Villasanti, min. 20’/2ºT) e Richard Sánchez (Florentín, min. 31’/2ºT); Almirón, Morales (Angel Romero, min. 13’/1ºT) e Enciso (Colmán, min. 31’/2ºT). Técnico: Guillermo Schelotto
Equador: Galíndez; Ángelo Preciado (Romário Ibarra, min. 0’/2ºT), Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Gruezo, Jhegson Méndez (Carcelén, min. 30’/2ºT) e Byron Castillo; Mena (Jordy Caicedo, min. 30’/2ºT), João Rojas (Sarmiento, min. 0’/2ºT) e Enner Valencia (Estrada, min. 12’/2ºT). Técnico: Gustavo Affaro
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
VAR: Rodolpho Toski Marques (BRA)
Gols: Morales, aos 8′ do 1ºT (1-0); Hincapié (contra), aos 42′ do 1ºT (2-0); Almirón, aos 9′ do 2ºT (3-0); Jordy Caicedo (pênalti), aos 39′ do 2ºT (3-1)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez, Riveros, Cubas, Villasanti e Almirón (PAR); Félix Torres e Enner Valencia (EQU)
Cartões vermelhos: Riveros (PAR)