No Estádio Centenário, em Montevidéu, o Uruguai venceu o Peru por 1 a 0, com gol de Arrascaeta, e garantiu a vaga direta para a Copa do Mundo do Qatar. A marca tornou o meia o segundo artilheiro da equipe na competição, com 5 gols anotados, ficando atrás somente de Luis Suárez, com 7. O próximo compromisso da equipe celeste será contra o Chile, no dia 29 de março, em partida válida pela última rodada das Eliminatórias.
Para se classificar antecipadamente, além de ter revertido o jogo e se tornado melhor em campo, o Uruguai também contou com a vitória do Brasil por 3 a 0 sobre o Chile, que estava brigando diretamente com o time celeste pela vaga e poderia colocá-la em risco se tivesse saído do Macaranã com o melhor resultado. O Peru, quinto colocado, vai disputar a repescagem.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou com erros de passe dos dois lados e uma notável dificuldade para os times se ajustarem em campo. Mas, no decorrer da etapa, a seleção do Peru se mostrou mais entrosada. Até os 30 minutos, as quatro finalizações do jogo foram dos peruanos, que criaram as principais situações de perigo. Mesmo atuando em casa, o time celeste tinha dificuldade para sair com a bola, o oposto do Peru, que contou com o destaque e as boas finalizações de Lapadula, ficando perto de abrir o placar duas vezes.
O Uruguai começou a se ajustar somente no final da etapa e passou a levar mais perigo para o campo do adversário. Logo após uma finalização sem sucesso de Valverde, Darwnin Núñez cruzou pela esquerda e Giménez finalizou no travessão. No rebote, Arrascaeta pegou a bola com muita categoria e mandou para o fundo do gol aos 41 minutos do primeiro tempo, anotando o seu quinto gol nas Eliminatórias. Já nesta altura da partida, o Uruguai vinha garantindo a vaga na Copa do Mundo, pois o Brasil vencia o Chile por 2 a 0, facilitando a vida do time celeste, que brigava pela vaga e poderia ser prejudicado por um triunfo dos chilenos.
Segundo tempo
Com a vaga na mão, tanto o time quanto a torcida do Uruguai voltaram para a segunda etapa com mais confiança. Logo nos primeiros minutos, Valverde mandou uma bomba de fora de área, mas acabou estourando no travessão. O Peru passou a se sentir mais pressionado, pois o Uruguai continuou controlando a posse de bola e as principais ações ofensivas, mostrando uma tranquilidade maior para finalizar. Aos 18 minutos, o Peru teve sua melhor chance da etapa com falta marcada em Flores, mas, ao cobrar, Cueva mandou a bola para cima do gol, deixando a torcida atônita.
Na segunda etapa, o Uruguai passou a atuar mais recuado e o Peru apostou no ataque, sabendo que entraria sob forte pressão na rodada final ao deixar Montevidéu com derrota. Colocando pressão nos últimos minutos do jogo em busca do empate, a equipe peruana até se aproximou da meta rival algumas vezes, chegando pela lateral, nas brechas deixadas pelos uruguaios, mas não teve sucesso. Mesmo com mais cinco minutos de acréscimos, o jogo seguiu morno até o apito final, com os dois times tentando finalizar. Porém, o time celeste levou a melhor apesar do lance polêmico do goleiro Rochet, que passou com a bola da linha do gol após pegar lançamento de Trauco.
URUGUAI X PERU
17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas
Data: 24/03/2022
Local: Centenário, Montevidéu (URU)
URUGUAI: Sergio Rochet; Ronald Araujo, Diego Godín, José María Giménez, Mathías Olivera; Facundo Pellistri (Damián Suárez, aos 38′ do 2º T), Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Giorgian De Arrascaeta (Maxi Gómes, aos 38′ do 2ºT); Luis Suárez (Torreira, aos 31′ do 2ºT) e Darwin Núñez (Cavani, aos 21′ do 2ºT). Técnico: Diego Alonso.
PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Callens, Trauco; Tapia, Yotún (Christofer Gonzáles (aos 15′ do 2ºT)), Carrillo (Ormeño, aos 19′ do 2ºT)), Peña (Édison Flores, 0′ do 2ºT), Cueva (Calcaterra, aos 31′ do 2ºT); Lapadula (Valera, aos 31′ do 2ºT). Técnico: Ricardo Gareca.
Gol: Arrascaeta (aos 41′ do 2ºT)
Árbitro: Anderson Daronco
VAR: Wagner Reway (BRA)
Cartão amarelo: Facundo Pellistri (aos 26′ do 2ºT)