Um jornalista americano foi baleado e morto na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, disse, neste domingo (13), o chefe da polícia da região de Kiev à agência de notícias Reuters.
A polícia afirma que ele foi alvejado por soldados russos e tinha um crachá do jornal americano New York Times. Ainda segundo a polícia outro repórter do jornal, que estava com o jornalista morto, também foi atingido e levado a um hospital em Kiev.
Em nota, o New York Times confirmou a morte do jornalista, Brent Renauld, baleado nos arredores de Kiev. Renauld é cidadão dos Estados Unidos. O New York Times manifestou “tristeza profunda” pelo profissional que, segundo a nota, trabalhou no jornal há alguns anos mas não estava cobrindo a guerra da Ucrânia para o jornal.
Também neste domingo (13), a base militar na fronteira com a Polônia foi atacada com mísseis; 35 morreram, segundo Ucânia. O presidente Volodymyr Zelensky disse que, 79 crianças morreram desde o início da guerra e que mais e 1,3 mil soldados ucranianos morreram em batalha.
Em mais um movimento de apoio dos EUA, o americano Joe Biden autoriza US$ 200 milhões em armas e apoio militar para a Ucrânia.
O corredor humanitário de Mariupol fracassa pela quarta vez e civis não puderam deixar a área, segundo o governo ucraniano.