Durante entrevista no programa estúdio ao vivo da TV Cidade Verde, o governador Mauro Mendes (União Brasil), disse que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia vai trazer consequência econômicas para Mato Grosso em diversas escalas.

“Daqui a pouco a Petrobras vai vir com os seus aumentos, já vieram tantas vezes aí, o preço vai para a gasolina, que vai para o diesel, que vai para a comida, que vai para a mesa da sua casa. A comida vai ficar mais cara aqui no Brasil por causa da guerra lá”.

Na ocasião Mendes chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin,  de ‘maluco’.  “O que está acontecendo é lamentável e absurdo, por causa de um maluco, o Putin, que está lá administrando um dos maiores países do mundo que é a Rússia, que decidiu, com seu poderio bélico, invadir a Ucrânia, um dos países mais importantes da Europa. É um xadrez político tremendo que trará graves consequências”.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia já ultrapassou duas semanas com a retomada da evacuação de civis ucranianos em cidades atingidas por ataques e bombardeios de tropas russas. Os corredores humanitários foram reabertos hoje após os dois governos fecharem acordo de cessar-fogo. A situação está mais crítica em cidades como Mariupol e Volnovakha, que estão cercadas há dias pelas Forças Armadas da Rússia, além de Sumy, alvo de três ataques na terça-feira (8).

“A Rússia é grande fornecedora de Petróleo, de Gás Natural para a Europa, o que complica um pouco as retaliações econômicas, então é um xadrez político gigantesco. Vão ter consequências”, ponderou.

Diante do caos causado pera disputa entre os dois países, Mendes teme que isso possa instaurar a terceira guerra mundial, com impactos imensuráveis.

‘Mas se durar mais tempo, envolver mais países, é lamentável, mas foi assim que começou a Segunda Guerra Mundial. Vamos rezar e torcer para que o bom senso possa prevalecer”, finalizou.

 

Veja vídeo