Estudante de Escola Pública, Ana Júlia Santana de Alencar, 18 anos, passou em 3º lugar para o curso de psicologia, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ela alcançou a nota 940 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ana Júlia concluiu o ensino médio na Escola Estadual Porfiria Paula de Campos, no bairro Santa Izabel, em Várzea Grande, em meio à pandemia, quando os alunos tiveram que se afastar das salas de aula.
A jovem contou que desde o início do segundo ano do ensino médio, só teve aulas online – e que estudava por cerca de quatro horas ao dia, porque na pandemia teve que ajudar a mãe, que mora em Primavera do Leste cuidar de dois irmãos mais novos. Ana Júlia mora em Várzea Grande com a avó, que é diarista e arca com as despesas da neta, na medida do possível.
“Como era o primeiro exame do Enem que eu ia fazer, fiquei um pouco nervosa e não imaginava que tiraria uma nota como esta na redação. Fiquei feliz e surpresa.”
Advane, avó de Ana Júlia, contou, que quando a neta ligou para seu trabalho, contando que havia sido aprovada no curso de psicologia na UFMT, a emoção foi indescritível. “Fiquei muito orgulhosa pela conquista de minha neta. É uma menina comportada, estudiosa, não tem rede social, ela gosta muito de ler e estudar. Só tenho que agradecer a Deus por ela ser assim”, desabafou Advane.
*com informações do VG notícias