O Paraná Clube deve ter ainda mais problemas por causa da invasão da torcida após a derrota para o União-PR neste sábado, e a queda para a segunda divisão do Campeonato Paranaense. A súmula do jogo foi divulgada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) na manhã desta segunda-feira e pode render uma punição pesada para o Tricolor.
O árbitro Leonardo Ferreira Lima documentou que o jogo foi interrompido aos 40 minutos do segundo tempo, por causa de uma invasão de campo por parte da torcida do Paraná Clube.
A “confusão generalizada” não pôde ser contida pela Polícia Militar. A súmula traz uma fala do comandante capitão Marcos Roberto que não era possível garantir a segurança para o prosseguimento da partida.
O Paraná Clube deve ser indiciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado e responder em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva:
- Art. 211. Deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infraestrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização.
- Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto;. II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo.
Se pegar a maior pena, o Paraná Clube terá que desembolsar R$ 200 mil reais em multas. O clube ainda pode perder entre um e dez mandos de campo.
Confira o texto da súmula
Informo que a partida foi interrompida aos 40 minutos do 2 tempo devido a invasão no campo de jogo pela torcida do Paraná Clube, ocasionado uma confusão generalizada. Após aguardarmos 30 minutos do devido ocorrido, fomos informados pelo comandante da policia militar Capitão Marcos Roberto, “que não teria condições de garantir a segurança para prosseguimento da partida”, após o recebimento desta informação a partida foi dada por encerrada pelos motivos acima citados. Informo também que durante o tumulto generalizado a supervisora de imprensa Sra. Julia de Mello Abdul Hak foi atingida na cabeça por uma garrafa de água jogada em sua direção.
Paraná Clube x União — Foto: Oscar Felipe/ Paraná Clube