Jogando contra um adversário aguerrido em um campo ruim, estádio com iluminação deficiente e com uma torcida contrária hostil, o Cuiabá superou essas adversidades e derrotou o ASA por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (23) em confronto realizado em Arapiraca (AL) e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. Elton, de pênalti, no segundo tempo e Rodriguinho, na segunda etapa, marcaram os gols que garantiram o triunfo do Dourado e uma ótima premiação em dinheiro pela classificação. Na segunda fase, o Dourado vai enfrentar o Figueirense, em Santa Catarina.
Primeiro tempo
ASA e Cuiabá fizeram um jogo muito ‘pegado’, com entradas duras e em determinados momentos truncado na primeira parte. De um lado, o time da cada fazia o ‘jogo da vida’ na busca da importante premiação milionária. E assim entrou com forte disposição, mas com essa vontade acabou fazendo e levando muitas faltas duras. Por outro lado, o Dourado que diante de um campo muito ruim e com a vantagem do empate, não entrou com o regulamento em baixo do braço, mostrando que o interesse era a vitória desde o início. Assim, chegou ao seu gol logo aos 2 minutos, quando Rafael Gava recebe dentro da área e é derrubado por Bennê. Na cobrança, Elton bateu com muita categoria colocando goleiro em um canto e a bola no outro: Dourado 1 a 0.
Com a vantagem ampliada – dependia do empate apenas -, o time mato-grossense optou pelas jogadas de contra-ataque, permitindo o crescimento do time alagoano. Assim, aos 4 minutos, o ASA respondeu: Anderson Feijão cruza da esquerda, Júnior Viçosa se antecipa e cabeceia: Walter pega firme. Aos 15 minutos, o Cuiabá respondeu: Rafael Gava arrisca de fora da área, a bola desvia em Jorginho e passa perto.
Aos 24 minutos, quase o ASA marcou um gol contra bizarro. Éverton tenta afastar de cabeça e quase engana o goleiro Deola, que se estica todo pra evitar o segundo gol do Cuiabá. Aos 29 minutos, por pouco o Dourado não ampliou. Alan Empereur pega a sobra dentro da área, chuta forte e acerta o travessão. Aos 49 minutos, o time do Cuiabá quase ampliou. João Lucas arrisca de longe e o goleiro Deola faz uma grande defesa, mandando para escanteio.
Segundo tempo
O ASA voltou melhor para a segundo tempo decidido a ir para o tudo ou nada, no embalo da sua grande torcida presente. Assim, criou mais oportunidades e começou a assustar. Como aos 9 minutos, quando Michel cruza da direita, Empereur erra o corte e Paulão dá um bico para tirar da área do Cuiabá. Quase o empate.
Até os 16 minutos, o time da casa tinha o domínio. No entanto, o Dourado chegou ao segundo gol após uma boa jogada trabalhada. João Lucas recebe de Everton e cruza da direita na cabeça de Rodriguinho. Livre de marcação, o meia finaliza no cantinho, tirando do goleiro Deola: Cuiabá 2 a 0.
Com grande desvantagem no placar, o técnico Renatinho mandou o ASA inteiro para o ataque, já que precisava virar o jogo. Assim, passou a explorar muito as jogadas pela ponta direita, com Xande.
Contudo, apesar de uma pequena pressão do time alagoano, o Dourado mostrava mais perigo. Assim, aos 30 minutos, Camilo chuta rasteiro, a bola desvia e passado perto do gol de Deola. Em uma jogada de contra-ataque, Elton chegaria cara a cara com o goleiro, mas foi derrubado por André Nunes. Era uma chance clara de gol e o árbitro não perdoou: cartão vermelho para o jogador do ASA. Na cobrança de falta, Valdívia bate forte e Deola faz uma boa defesa. E o jogo ficou nisso. O Cuiabá volta para casa com a classificação para a segunda fase na bagagem.
Veja os melhores momentos da partida