Competição que abraça o país com times de todas as divisões do futebol brasileiro, a Copa do Brasil chega à 34ª edição em 2022. Com mais de três décadas, o torneio mais democrático do futebol nacional terá neste ano 11 clubes que vão disputá-lo pela primeira vez.
Dos 80 clubes que iniciarão a primeira fase, 11 vão ter um confronto inédito. A lista tem clube com apenas oito meses de fundação, equipe centenária e até clube que tem padrinho famoso: atacante do Everton e da seleção brasileira, Richarlison é o embaixador do Nova Venécia, do Espírito Santo.
Azuriz
A vaga veio através do Campeonato Paranaense. O time de Marmeleiro, no interior do Paraná, ficou em quinto lugar no estadual do ano passado e, com o título do Athletico na Sul-Americana, que colocou o Furacão direto na terceira fase, uma vaga destinada ao estadual se abriu.
Jogadores do Azuriz comemoram gol contra o União-PR no Paranaense 2022 — Foto: Maurício Moreira/Azuriz
O adversário do Azuriz será o Botafogo-SP, equipe da Série C do Brasileirão. O duelo será nesta quarta-feira, às 19h, em Pato Branco. Fabrício Oya, antiga promessa do Corinthians (lembra dele?), é um dos destaques.
Costa Rica-MS
Fundado em 2004, o time leva o nome da cidade sul-mato-grossense com pouco mais de 21 mil habitantes. Para chegar à Copa do Brasil, o clube levantou o troféu de campeão estadual de 2021.
O rival do Costa Rica-MS será o ABC, no estádio Laertão, às 21h.
Fluminense-PI
Tendo o simpático Vaqueiro Belchior como mascote, acompanhado do seu laço, o xará do Tricolor carioca tem mais de 80 anos de fundação, mas só agora conquistou a sua primeira participação na Copa do Brasil. Isso porque o Fluminense-PI passou décadas com o futebol inativo, voltando em 2020.
Em 2021, quando voltou a jogar a elite do Campeonato Piauiense, o Flu-PI foi vice-campeão, conquistando ida à Copa do Brasil. O adversário na primeira fase será o Oeste, nesta quinta-feira, às 15h30, no estádio Albertão, em Teresina.
Mascote Fluminense-PI, Vaqueiro Belchior — Foto: Neyla do Rego Monteiro
O Fluminense-PI conta com o meio-campo Pio, especialista na bola parada que aprontou pegadinha até para Dandan, narrador do sportv.
Glória de Vacaria
O passaporte para jogar a Copa do Brasil veio em dezembro do ano passado, quando o Leão da Serra empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo e faturou a Copa FGF, torneio seletivo feito pela Federação Gaúcha de Futebol. Relembre no vídeo abaixo a conquista do time, fundado em novembro de 1956.
Grêmio Anápolis
A Raposa nasceu em março de 1999, e o título do Campeonato Goiano no ano passado, sobre o Vila Nova, colocou a palavra ineditismo no currículo do clube. Campeão estadual inédito, a vaga na Copa do Brasil foi assegurada.
O duelo da primeira fase é contra a Juazeirense, no dia 2 de março, às 20h30, no estádio Jonas Duarte, em Anápolis. Para o o torneio, o time goiano tem um sósia de Marinho, atacante do Flamengo. Sabia não? Assista no vídeo abaixo.
Sósia de Marinho faz sucesso no atual campeão goiano Grêmio Anápolis
Humaitá
Com o vice-campeonato acreano em 2021, o Tourão de Porto Acre, fundado em 2015, conseguiu o calendário completo de competições nacionais neste ano. Além da Copa do Brasil, vem aí a Série D do Brasileiro e a Copa Verde.
A partida contra o Brasiliense é na quarta, às 22h, no estádio Florestão, em Rio Branco.
Maricá
Criado em 2017, o clube carioca vai jogar a Copa o Brasil após uma decisão do rival Pérolas Negras. Como o campeão da Copa Rio, torneio seletivo da FERJ, quis jogar a Série D do Brasileiro, o Tsunami, vice-campeão, ficou com a Copa do Brasil.
Para chegar à Copa do Brasil, o Maricá eliminou nas oitavas de final a Cabofriense, passou nas quartas pelo Sampaio Corrêa, após o time de Saquarema ser retirado da competição por escalar jogador irregular, e nas semifinais tirou o Madureira.
O adversário do Tsunami será o Guarani, no dia 2 de março, em Saquarema, às 16h, no Elcyr Resende.
Nova Venécia
Conquistou a vaga através da Copa Espírito Santo, ao ser campeão nos pênaltis. O atacante Richarlison é o embaixador do clube capixaba, fundado em abril de 2021. Com menos de um ano de fundação, o Leão vai encarar, em casa, o time cearense do Ferroviário. A partida será no Zenor Rocha, às 15h30.
Richarlison faz visita ao Nova Venécia, embaixador do time — Foto: Arquivo Pessoal
Portuguesa-RJ
Com 97 anos de história, a quase centenária Portuguesa-RJ vai debutar na Copa do Brasil após ter ficado na terceira colocação do Campeonato Carioca de 2021. À época, o então meia-atacante Chay, com cinco gols, foi destaque na campanha da Lusa que rendeu a vaga inédita.
A Portuguesa-RJ recebe o CRB, dia 2 de março, às 21h30, no Luso Brasileiro, no Rio.
Pouso Alegre
Campeão do Troféu Inconfidência de 2021 sobre a URT, o Pouso Alegre tinha levado a vaga na Série D 2022, um feito inédito. Porém, não ficou por aí.
Com a classificação do Atlético-MG para a Libertadores deste ano, o Galo só vai entrar na terceira fase da Copa do Brasil, abrindo assim uma vaga para o estado de Minas Gerais na primeira fase do torneio.
Por isso, com 108 anos, o Dragão entrou na Copa do Brasil. O Pousão pega o Paraná no dia 1º de março, às 19h, no Maduzão, em Minas Gerais.
Tuntum
Tuntum realiza partida de estreia pela Copa do Brasil
Muitos clubes demoraram a jogar a Copa do Brasil. O Tuntum, do Maranhão, precisou de oito meses. Fundado em junho de 2021, o clube que leva o nome da cidade maranhense com 42 mil habitantes, distante a 375km da capital São Luís, é o mais jovem a disputar o torneio.
Com o título da Copa FMF, o Tuntum escolheu jogar a Copa do Brasil, deixando a Série D para o Juventude Samas. Em 2022, o novato também joga pela primeira vez a elite do Campeonato Maranhense.
Nesta quarta-feira, o Tuntum recebe o Volta Redonda, no estádio Rafael Seabra, às 15h30.
DATAS DA COPA DO BRASIL 2022 🏆
A Copa do Brasil tem times de todos os estados e do Distrito Federal
- 1ª Fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03;
- 2ª Fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03;
- 3ª Fase: 20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05;
- 4ª Fase (Oitavas de final): 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07;
- 5ª Fase (Quartas de final): 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08;
- 6ª Fase (Semifinal): 24/08 e 14/09;
- 7ª Fase (Final): 12/10 e 19/10;
(GE)