Tradicional benzedeira de Chapada dos Guimãraes (66 km de Cuiabá), vó Francisca Correia da Costa, faleceu neste sábado (19), aos 108 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Moradora centenária da cidade serrana, Francisca deixa um legado de fé por seus dons e benções, que ajudaram diversos moradores do município. Por meio das redes sociais, amigos e familiares prestaram homenagens.

“Ela foi e continuará sendo instrumento do Jesus Cristo na disseminação da bondade e da cura através do poder da benção. Chapadenses e pessoas do mundo interior já adentraram o quartinho singelo da vó, onde foram tocados pelas mãos dessa benzedeira”, diz uma das publicações.

A quilombola era famosa pelo seu trabalho com plantas do cerrado e pela cura baseada na fé. Também atuou, desde os 10 anos, como parteira da cidade e teve12 filhos. Vó Francisca morreu em casa, enquanto dormia.

O velório começa a partir das 16h de hoje, em sua residência em Chapada dos Guimarães. Segundo as informações, esse era o desejo dela. O enterro será  às 16 horas deste domingo,  no Cemitério Municipal Lago da Piedade.

Fé de Francisca

Em janeiro deste ano, o divulgou o projeto “Fé de Francisca”, desenvolvido pelo fotógrafo documentarista e produtor audiovisual Henrique Santian, que foi contemplado no edital Conexão Mestres da Cultura – Marília Beatriz de Figueiredo Leite, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

De acordo com Santian, a homenagem é fruto de uma relação singular e intuitiva, reunida de afeto e trabalho. Há sete anos, o produtor documenta artisticamente a vida de Francisca em registros fotográficos, vídeos e áudios. “Durante este tempo, grande parte se fez por respeito. No afeto dessa amizade, o tempo trouxe o merecimento de iniciar este trabalho”, diz.

Em 2017, o também saudoso jornalista Rodivaldo Ribeiro escreveu   uma reportagem especial sobre a vida e as obras de Vó Chica.

Nota de pesar

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da benzedeira Vó Francisca. O texto foi publicado no Instagram do órgão.

“Vó Francisca, grande personalidade do nosso Município, nasceu na Comunidade Lagoinha de baixo, Zona Rural, mãe de 12 filhos, além de muito querida por todos era procurada por muitos da região, reconhecida pela sua fé e alegria por quem a procurasse. Neste momento de tristeza e dor, nos unimos aos familiares para manifestar nossas mais sinceras condolências”, diz a nota.