A caminhada para a Copa América de 2022 começou. A seleção brasileira feminina estreia, nesta quarta-feira, pelo Torneio Internacional da França. Trata-se do primeiro compromisso das brasileiras no período de Data Fifa desta temporada.

Depois da Holanda, as brasileiras ainda enfrentam a França, no sábado, e encerram a participação contra a Finlândia – na próxima terça-feira. Todos os jogos serão disputados no Estádio Michel D’Ornano e contam com transmissão no SporTV.

Aposta da técnica Pia Sundhage, a atacante Kerolin está na delegação sob a confiança da comandante – após enfrentar dois anos suspensa por doping. Agora, prestes a atuar no Torneio da França, ela aponta a disputa com bons olhos.

– As quatro equipes possuem grande força no cenário mundial do futebol feminino. A Holanda foi vice-campeã da Copa do Mundo e a França acabou nos eliminando na competição, além da Finlândia, que vem fazendo grandes atuações na Europa. Vejo o Torneio como uma grande oportunidade de preparação para a Copa América e isso nos dá ainda mais confiança para fazermos nosso trabalho bem feito.

Brasil x Chile Torneio Internacional de Manaus Kerolin — Foto: João Normando/FAF

Brasil x Chile Torneio Internacional de Manaus Kerolin — Foto: João Normando/FAF

Novidades

A equipe da técnica Pia Sundhage tem novidades em 2022, como a chegada da zagueira pernambucana Thais Regina, do São Paulo. Ela está na seleção principal pela primeira vez, assim como a goleira Jully. Thais tem 22 anos e une-se a também pernambucana Duda, do Flamengo.

A treinadora sueca também precisou convocar mais três nomes para o Torneio: a atacante Ludmila (Atlético de Madrid), a meia Ana Vitória (Benfica) e a zagueira Lauren (Madrid CFF). Elas foram chamadas para substituir Julia Bianchi e Bia Zaneratto, que se recuperam dos efeitos da Covid-19.

Ludmila tenta o chute na derrota do Brasil para os EUA — Foto: Alex Menendez /AFP

Ludmila tenta o chute na derrota do Brasil para os EUA — Foto: Alex Menendez /AFP

Primeiro adversário

A seleção volta a enfrenta a Holanda após o empate por 3 a 3 durante as Olimpíadas de Tóquio. Elas são atuais campeãs europeias e vice-campeãs do mundo.

Trata-se de uma equipe comandada pelo inglês Mark Parsons e que ainda oscila entre as partidas, mas conta com os destaques da atacante Vivianne Miedema, do Arsenal, e da meia-atacante Lieke Martens, do Barcelona. Ambos disputaram o prêmio de melhor do mundo na última temporada.

Confira a programação do Brasil

  • Brasil x Holanda – Quarta-feira, às 15h – No estádio Michel D’Ornano
  • Brasil x França – Sábado, às 17h10 – No estádio Michel D’Ornano
  • Brasil x Finlândia – Próxima terça-feira, às 14h30 – No estádio Michel D’Ornano
Treino da seleção feminina neste sábado — Foto: Fotos: Thais Magalhães/CBF

Treino da seleção feminina neste sábado — Foto: Fotos: Thais Magalhães/CBF

(GE)