O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta sexta-feira (11) que a fase aguda da pandemia de covid-19 deve terminar ainda em 2022, mas apenas se 70% da população mundial estiver vacinada até meados de junho ou julho.
“Se isso for feito, a fase aguda da pandemia pode realmente acabar, e é isso que nós esperamos. Está nas nossas mãos”, disse o diretor durante coletiva de imprensa na África do Sul.
A declaração foi dada no momento em que Adhanom visitava os laboratórios da empresa de biotecnologia Afrigen, com sede na Cidade do Cabo, responsável por fabricar a primeira vacina de RNA mensageiro contra a Covid-19 na África.
A expectativa é que o fármaco esteja pronto para testes clínicos em novembro e seja aprovado em 2024. Além disso, é esperado que medicamento possa ser usado “com menos restrições de armazenamento” e por um “preço mais baixo”.
“Esta vacina será mais adaptada aos contextos em que será utilizada, com menos obrigações de armazenamento e a um preço mais baixo”, disse ele. (Terra)