Com gols de Raphael Veiga e Dudu, o Palmeiras venceu o Al Ahly por 2 a 0, na tarde desta terça-feira e garantiu sua presença na grande final do Mundial de Clubes 2022. Melhor no jogo, onde teve controle, o Verdão, empurrado por mais de 3 mil torcedores, abriu o placar com Veiga aos 39 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu assistência de Dudu e finalizou com o pé direito do meio da área, no cantinho. O Al Ahly voltou melhor no segundo tempo, mas o Palmeiras foi oportunista em outra jogada de contra-ataque. Dudu chutou forte no ângulo e ampliou, fechando o placar.
Primeiro tempo
Na defesa, o Palmeiras adiantou a marcação, dificultando o toque de bola dos egípcios. Por sua vez, o Al Ahly também estava bem postado na defesa, conseguindo anular a criação de Zé Rafael e de Raphael Veiga. Porém, a partir dos 25 minutos, o Ahly se fechou demais, deixando o Palmeiras gostar do jogo.
E com o apoio da torcida, o time brasileiro se impôs e chegou ao gol aos 38. Dudu recebeu desmarcado na intermediária de ataque e, num toque só, lançou Raphael Veiga na área. O toque foi perfeito na saída de Lofti. O Verdão merecidamente chegava ao 1 a 0.
Segundo Tempo
O Palmeiras ampliou logo aos dois minutos numa jogada do trio ofensivo. No meio, Rony tocou para Veiga, que deu de calcanhar para Dudu disparar rumo à área e mandar a bomba cruzada. Golaço.
Somente depois disso (e com três alterações que deixaram o time mais ofensivo) é que o Ahly passou a buscar o ataque. E aí apareceu bem Weverton (com duas grandes defesas) e Luan (bloqueando o que seria um gol certo dos rivais). Já o Palmeiras buscava contra-ataques na velocidade de Rony. O Ahly chegou a fazer um gol que foi anulado pelo VAR (impedimento de Sheriff), ficou com um a menos Ashraf foi expulso e manou uma na trave de Weverton. Mas nada de gol. Fim de jogo e vaga na final garantida.
PALMEIRAS 2 x 0 AL AHLY (EGI)
Semifinal do Mundial de Clubes da Fifa
Data: 8/2/2022
Local: Al Nahyan Stadium, Abu Dhabi
PALMEIRAS: Weverton, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Atuesta, aos 39′ do 2ºT) e Gustavo Scarpa (Deyverson, aos 43′ do 2ºT) ; Dudu (Wesley, aos 32′ do 2ºT) Raphael Veiga (Jaison, aos 32′ do 2ºT) e Rony (Breno Lopes, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
AL AHLY: Ali Lotfi, Rabia (Fathia, aos 7′ do 2ºT), Yasser Ibrahim e Ayman Ashraf; Hany, Dieng, El Soulia (Abdelkader, aos 7′ do 2ºT), Afshan, El Shahat (Sheriff, aos 7′ do 2ºT) e Maâloul; Taher Mohamed (Soliman, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Pitso Mosimane.
Gols: Raphael Veiga, aos 38′ do 1ºT (1-0); Rony, aos 2′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Clément Turpin (França)
Auxiliares: Nicolas Danos e Cyril Gringore (ambos da França)
VAR: Anton Shchetinn (Austrália)
Cartão Amarelo: Afsha (AHL)
Cartão Vermelho: Ayman Ashraf (AHL) (Com informações do Jogada 10)