A Série C do Campeonato Brasileiro vai terá outra fórmula de disputa em 2022. O martelo foi batido, com muito debate e votações apertadas, na tarde desta sexta-feira, em reunião entre a CBF e os 20 clubes que disputarão a edição deste ano. Saem os dois grupos com 10 times na primeira fase, e entra um turno único, com todos jogando contra todos, e os oito primeiros colocados avançando para uma segunda fase. Os 10 melhores ranqueados do torneio jogarão 10 jogos em casa e nove fora, enquanto o restante fará 10 partidas fora e nove em seus domínios.
A segunda fase será igual à do ano passado. Com oito times avançando de fase, o torneio terá dois quadrangulares do acesso, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave subirão para a Série B. O líder de cada quadrangular ao fim dos jogos da segunda fase farão a final da competição. Os quatro piores da primeira fase, que terá 19 rodadas, cairão para a Série D.
A mudança da fórmula de disputa foi concretizada após uma votação acirrada. Doze clubes votaram a favor das 19 rodadas na primeira fase. Já oito clubes, todos do Nordeste, foram contra a mudança, pois queriam o torneio no mesmo molde dos últimos anos na primeira fase, com dois grupos regionalizados de 10 equipes. O Confiança, que nas discussões anteriores tinha fechado voto com os times nordestinos, foi o único da região que votou a favor da proposta vencedora.
Reunião ocorreu de forma remota — Foto: Reprodução
A Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para começar no dia 10 de abril e tem término previsto para o dia 1º de outubro. A CBF havia divulgado em seu calendário que o torneio teria 26 datas. Com a mudança, o campeonato passa a ter apenas uma data a mais, por conta da primeira fase, que deixa de ter 18 datas e passa a ter 19. A tabela do torneio deve ser divulgada na próxima semana. (GE)