Em um discurso cheio de detalhes sobre o esporte mato-grossense dos anos 70 e 80, o senador Jayme Campos, parabenizou o prefeito  Emanuel Pinheiro, pela obra de revitalização do Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, que foi entregue na tarde de segunda-feira (31), data em que o espaço esportivo completou 70 anos.

O senador, que já foi governador de Mato Grosso, destaca que políticos devem valorizar a história local e pessoas que ajudaram a construir o terceiro maior estado do país. “Vossa excelência [Emanuel Pinheiro] fez aqui uma bela viagem contando a história do esporte mato-grossense. Desde a inauguração do estádio Eurico Gaspar Dutra, há 70 anos, o ex-presidente nos deu de presente essa obra que na época era exuberante, extraordinária e magnífica para capital. O esporte cresceu muito com o Dutrinha, aqui era uma praça das grandes competições. Isso aqui tem uma história  e temos que cumprimentar o prefeito, o vice-prefeito [José Roberto Stopa], os vereadores, por revitalizar essa praça de esporte porque tudo tem a ver  com  a história de Cuiabá e do nosso Mato Grosso. Tínhamos competições em nível interestadual  aqui. Esse momento é histórico, assim como em outras  obras que Emanuel Pinheiro está fazendo  em Cuiabá. Nós temos de ser justos e  verdadeiros com aqueles que têm atitudes e ações”, disse.

Ainda em discurso afirmou “o prefeito tem desenvolvido ações é o que vale a pena para aqueles que deram votos o elegendo. Eu falo como autoridade, por ter nascido em Mato Grosso.   Esse ato é muito importante e Emanuel, de forma simples e humilde,  tem procurado resgatar a história dessa cidade. Eu falo isso, porque muita gente não conhece e acha que Cuiabá e Mato Grosso, surgiram ontem. Nosso Estado tem  história, e tem que ver conosco. Na medida que fui governador e dei a minha contribuição, Júlio Campos foi governador e deu a sua contribuição.  Mas tem   alguns que acham  que  Mato Grosso surgiu nestes últimos 4,5, 6 anos. Não é verdade não.  Vendo o Francisco Vuolo, o Vuolinho ali, lembro da luta que seu pai travou em defesa de trazermos a ferrovia, que graças ao bom Deus, com certeza as  obras se iniciam  nestes próximos dias. Essa é a verdadeira história da cuiabanidade. E tem que nos tratar como tal. Tem muita gente  que não quer aceitar, nós, mato-grossenses. Tem que aceitar, porque nós merecemos, pois, construímos este estado e fizemos a diferença.  Se Mato Grosso é essa pujança, essa potência econômica, todos nós demos a nossa contribuição”, discursou o senador.

Jayme também elogiou a obra da rodovia  Contorno Leste (em construção) e os dois viadutos entregues pela gestão Emanuel Pinheiro, o José Maria Barbosa (Juca do Guaraná Pai), na Avenida das Torres e o Murilo Domingos, instalado na avenida Beira Rio.

“Eu e Lucimar Campos, fomos esses dias no Pedra 90, e ela foi conhecendo melhor a atual Cuiabá e ela ficou  assustada com o desenvolvimento. A obra do viaduto Juca do Guaraná é exuberante. E o Contorno Leste? São obras que vão permitir que nos próximos 50 anos, Cuiabá   tenha um mínimo de estrutura logística e vai melhorar a questão da malha urbana da cidade. Queira ou não, temos  que dar o valor  ao prefeito, ao vice e aos vereadores.Política se faz com grandeza, com história, como essa obra aqui. Pra mim é prazeroso, porque a última reforma que teve  no Dutrinha  foi em 1992, quando fui governador”, concluiu.

Programação

Ainda em celebração ao aniversário de 70 anos do Dutrinha, na sexta-feira (4), a programação terá início às 17h e o prefeito entregará homenagens a 50 personalidades como jogadores, esportistas e radialistas mato-grossenses. Além disso, a solenidade contará com apresentações artísticas, uma partida de futebol infantil, uma partida de futebol feminino e o jogo entre a Câmara Municipal de Cuiabá x Câmara de Várzea Grande. Por fim, no sábado a programação de entrega do Dutrinha se encerra com chave de ouro com o primeiro jogo oficial do Campeonato Mato-grossense com o Operário de Várzea Grande e o Cuiabá Esporte Clube.