O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, não acredita que 3,5 mil crianças e adolescentes possam ter sido vacinadas de forma errada no Estado.
Para ele, o que ocorreu foi um erro no lançamento de dados. “É possível ter erros de lançamentos e distorções de dados no sistema de registro do Ministério da Saúde. Por ora, não acredito que seja o caso de utilização indevida de doses da vacina de adultos em crianças, já que para todas as remessas aos municípios foram editadas notas técnicas e resoluções, definindo para que público as vacinas eram destinadas”, disse figueiredo em entrevista ao programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real.
Em todo país 57.147 crianças e adolescentes em todo o país foram imunizados com doses para adultos não autorizadas para aplicação em menores de 18 anos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os equívocos ocorreram em todas as unidades federativas.
Em Mato Grosso, 41 crianças de zero a quatro anos receberam imunizantes de forma irregular, segundo o levantamento. No grupo de cinco a 11 anos, foram 208. Adolescentes de 12 a 17 anos correspondem à maior parte das irregularidades, 3.325.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que tomou conhecimento dos fatos e que, imediatamente, notificou os municípios para que apresentem os devidos esclarecimentos.