Nas últimas 24 horas 14 mato-grossenses perderam a vida para a covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Mato grosso, divulgados nesta terça-feira, 18 de janeiro, pelo Painel Covid. Além disso, 2.879 novos casos da doença foram confirmados. Com a atualização, o estado chega ao número de 582.373 casos confirmados e 14.144 mortos pela doença.
O número de internações também preocupa. Atualmente Mato Grosso possui 214 leitos pactuados pelo Sistema Único de Saúde, desses, 167 estão ocupados com pessoas internadas em estado grave nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A quantidade de pacientes representa 68,59% de ocupação. Há também 6 crianças internadas em UTIs pediátricas, o que representa 35,29% de ocupação.
Com as festas de final de ano e o surgimento da variante ômicron, as infecções pelo novo coronavírus aumentaram, mesmo com a vacinação se mostrando eficaz na queda do número de mortos.
O alivio na pandemia fez com que o Governo do estado desativasse leitos de UTI, e consequentemente o percentual de ocupação se elevou. Com isso, 10 novos leitos de UTI foram disponibilizados no Hospital São Lucas, em Primavera do Leste, nesta terça-feira (18) e agora o estado conta com 18 hospitais com disponibilidade de leitos exclusivos para o tratamento da covid.
Desse total, três estão com a capacidade máxima de ocupação, sendo eles o Hospital Estadual Santa Casa, o Hospital Regional de Peixoto de Azevedo e o Hospital Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda.
No momento, Mato Grosso possui 550.931 recuperados da doença e 16.513 em monitoramento.