O prefeito Alcino Barcelos (Republicanos), de Pontes e Lacerda, a 489 quilômetros a oeste de Cuiabá, publicou um vídeo nas redes sociais, pedindo para que a população se vacine contra a Covid-19 e pedindo cuidados, pois o município estava com apenas uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 disponível.
Segundo o gestor, até esta sexta-feira, de 10 leitos de UTI em hospitais públicos disponíveis para pacientes com o coronavírus, nove estavam ocupados. Ou seja, a taxa de ocupação estava em 90%.
“O que a gente está pedindo para a população é que reduza seus contatos. Estamos conscientes de que a pandemia ainda não acabou. Nós ficamos vários dias com os 10 leitos de UTIs sem nenhum paciente e agora estamos com 9 internados. Bem provável que vai lotar UTI por esses dias”, contou.
No entanto, neste sábado (8), a Prefeitura de Pontes e Lacerda divulgou um boletim epidemiológico atualizado que mostra que o números de pacientes nas UTIs reduziu para cinco. Dessa forma, há atualmente cinco vagas no município, com a taxa caindo para 50%.
No vídeo, o prefeito diz que as vacinas da segunda dose estão vencendo porque a população não está vacinando.
“Você que não vacinou ainda, se vacine. Está com dúvida, procure seu médico, fale com ele. Estou pedindo porque só a vacina controlou a pandemia. Nós estamos desesperados pedindo para as pessoas se vacinarem porque está vencendo a vacina de segunda dose porque as pessoas não estão se vacinando”, disse.
No fim do vídeo, o prefeito ainda faz um apelo para que a população siga os protocolos de biossegurança estabelecidos pelos órgãos de saúde.
“Então eu peço que se previnam, se cuidem, usem álcool em gel, máscara. Quando tiver perto de alguém coloque a máscara porque estamos perto de ter uma nova onda da Covid-19”, finaliza.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município registrou 183 novos casos de Covid-19 entre os dias 20 de dezembro até essa sexta-feira (8). Só na primeira semana de janeiro, foram 68 novos registros.
Em Mato Grosso, a ocupação de na rede pública de 46% nessa sexta-feira (7) para 57,89%. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), 72% de leitos de UTI estão disponíveis para tratamento de pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique AQUI:
https://www.instagram.com/p/CYaOmJ8DaJ4/
Prefeito Alcino Barcelos (Republicanos) publicou nas redes sociais pedindo para que a população se vacine contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/Instagram