As últimas cláusulas já foram definidas, as partes trocaram os contratos e o meia-atacante Nikão está a caminho do Beira-Rio. O anúncio oficial pelo Internacional deve acontecer nas próximas horas. Na semana passada, o ge antecipou as conversas e trouxe que o projeto a longo prazo apresentado tinha agradado ao jogador.
As negociações, conduzidas pelo empresário do atleta, Paulo Pitombeira e pelo diretor executivo de futebol do Inter, Paulo Bracks, evoluíram na última sexta-feira, quando Nikão deu o sinal verde para o acerto.
Nos últimos dias, as partes discutiram o tempo de contrato, multa e premiações. Nikão aceitou uma proposta para um contrato de quatro temporadas e deve se apresentar ao Inter, na semana que vem. O que atrasavam o acerto eram alguns detalhes nas cláusulas que foram trocadas durante a terça e a quarta-feira.
Muito além da questão financeira, o que pesou para Nikão aceitar a proposta do Internacional foi o projeto apresentado pelo clube, por ser algo a longo prazo, podendo ter um protagonismo e também respirando novos ares.
O staff do jogador estava pronto, inclusive, esteve várias vezes próximos de divulgar o vídeo de despedida do meia-atacante do Athletico. Do dia 1º de janeiro, passou para o dia 5, depois dia 6.
O Furacão, através do presidente Mario Celso Petraglia, fez o que pode, e tentou até o final a permanência do atleta. Chegou a oferecer também um vínculo de quatro anos, mas a proposta do Inter foi superior. Entre todos os clubes que apareceram, apenas o clube gaúcho colocou na mesa um contrato melhor que o do Athletico.
Nas duas últimas temporadas, alguns clubes demonstraram interesse no meia-atacante. O São Paulo ofereceu um vínculo de quatro anos, mas a proposta não agradou financeiramente, porque era o contrato com o foco na produtividade dentro de campo.
O Palmeiras e o Atlético-MG fizeram sondagens, o Corinthians propôs uma troca de atletas com o Athletico, enquanto o Grêmio fez uma oferta ao jogador. O Kashima, do Japão, o Vitória de Guimarães, de Portugal, e clubes do futebol árabe também procuraram o jogador.
Nos últimos dias o Furacão estava em compasso de espera. Procurado pela reportagem, o presidente Mario Celso Petraglia estava pessimista em relação ao acordo.
Com 29 anos, Nikão fez parte de um dos ciclos mais vencedores do Athletico. Em seis temporadas, conquistou seis títulos, sendo peça fundamental em todos. Neste ano, eternizou ainda mais seu nome na história do clube ao marcar o gol contra o Bragantino que deu o bicampeonato da Sul-Americana. Em 2021, o meia-atacante viveu a melhor temporada da carreira. (GE)