O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), rebateu as críticas sobre o enfrentamento ao surto de gripe no sistema de saúde da Capital. O gestor ainda comemorou a redução nos casos graves da doença em conversa com a imprensa, na noite da última quarta-feira (30).

“Se nao fosse a saúde de Cuiabá, seria um caos. Tivemos superlotação porque é uma epidemia, é no Brasil inteiro. Em muitos casos profissionais faltaram, profissionais adoeceram, mas seguramos a barra e graças a Deus começamos a ver a redução de casos, a redução de atendimentos e, se Deus quiser, em poucos dias venceremos também esse surto gripal”, declarou.

“Quem segura a saúde de todo o Estado é Cuiabá, é só ir na Policlínica Verdão. Mas o SUS é universal, temos que a obrigação de atender a todos os cidadãos”, reforçou Emanuel.

Conforme boletim atualizado na quarta-feira (30), em 48 horas, o número de hospitalizações por SRAG causada pelo vírus Influenza  saltou de 46 para 89. Dos 89, 26 foram confirmados, sendo 21 por Influenza A, um por Influenza A H1N1, um por Influenza A H3N2, um por Influenza B e dois por covid-19, que também provoca sintomas respiratórios.

A maioria dos casos, contudo, é leve. Segundo a prefeitura, o número de pacientes que procuram as Policlínicas com sintomas graves da gripe diminuiu, enquanto o número de atendimento dos casos leves nas Unidades Básicas, aumentou.