O prefeito Osmar Froner de Melo (MDB), de Chapada dos Guimarães (a 67 quilômetros de Cuiabá), defendeu a realização da festa de réveillon, mesmo em meio ao surto de gripe causado pelo vírus da Influenza H3N2 e da nova variante da covid-19, Ômicron.
De acordo com ele, até o momento, não foi verificado casos graves da gripe, classificadas como “normais”. Destaca ainda que a cidade não registra casos de Covid-19 há mais de 100 dias. “Nós não temos informações do grande risco à vida disso [gripe]”, disse.
A defesa da realização do evento foi durante cerimônia de assinaturas de convênios, nesta terça-feira (28), no Palácio Paiaguás, sede do governo de Mato Grosso.
O prefeito disse que os casos de gripe no réveillon serão atendidos na Upa de Chapada dos Guimarães “Os indícios têm assustado muito, mas no dia a dia nós estamos vendo que o tratamento não está causando risco nenhum às pessoas. São gripes normais que os médicos atendem com antigripais e vitaminas”, disse o prefeito.
Osmar Froner confirmou a realização da festa e o show da banda de axé Araketu. “Vamos ter o show do Araketu. Está confirmado. Temos também a exposição Parque dos Dinossauros, no centro da cidade”, confirmou Osmar Froner.
Festas em Cuiabá
Por conta da nova variante, Cuiabá seguiu outras Capitais e decidiu cancelar o evento público de comemoração do réveillon. Apenas eventos particulares estão liberados. No entanto, será preciso apresentar o comprovante de que tomou as duas doses da vacina ou teste RT PCR, realizado 48h antes do evento.