Em 2022, a Arena Pantanal poderá passar pelo processo de naming rights e para isso acontecer o Estado deverá realizar chamamento público, ainda no primeiro trimestre de 2022, conforme informou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado. Essa mudança consiste em uma empresa emprestar o nome ao estádio em contrapartida de publicidade.
O secretário Beto 2 a 1 não quis falar sobre o valor final, mas deve girar próximo de R$ 7 milhões, que é o custo atual da Arena Pantanal para manutenção. Ele adiantou que o Estado já foi procurado por algumas empresas, mas prefere não citar nomes e esperar uma definição oficial por meio do chamamento público.
“Este é um valor importante para dividir com iniciativa privada e hoje a Arena Pantanal é 100% ativada, a queridinha da Copa América, casa do Cuiabá pelo segundo ano na série A. Recebemos consultas informais, é uma prática que se tornou comum em todo o Brasil, mas qualquer coisa que falar sobre isso agora é uma grande ilusão, só terá validade depois do chamamento e tiver o patrocínio”, comentou o secretário.
Atualmente no Brasil existem três arenas que já possuem o processo de naming rights. Um é o estádio do Palmeiras, a Allianz Parque, o estádio do Bahia, em Salvador, Arena Fonte Nova e a Itaipava Arena Pernambuco. Em todos estes casos, as empresas adquiriram a concessão diretamente com os clubes, porém, em Mato Grosso a negociação deverá ser direto com o Estado, uma vez que a Arena Pantanal é mantida pelo governo.