Cuiabá foi palco na noite de sábado (11), da etapa final do 79º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite e 19º Campeonato Brasileiro de Boxe Feminino Elite, no ginásio da Lixeira. Toda estrutura para receber o campeonato foi montada pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O ex-pugilista Acelino Freitas, tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe, prestigiou o evento.
Os vencedores do boxe nacional irão integrar a seleção brasileira. “Já fizemos vários campeonatos em Cuiabá, mas esse ano, a estrutura ficou espetacular. Foi uma surpresa. Agradecemos esse apoio da Secretaria de Cultura e Esporte. Os nossos atletas são, em grande parte, oriundos de projetos sociais, de baixa renda. E vejo na Prefeitura de Cuiabá, que proporciona a inclusão social, essa preocupação. Fechamos esta parceria que deu certo e já nos preparamos para o próximo ano”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Marcos Brito.
Para a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabelo Leite Jacob, o evento faz com que Cuiabá se destaque no cenário do esporte nacionalmente. Além disso, ela lembra que incentivar o esporte na capital foi uma meta definida pelo prefeito Emanuel Pinheiro:
“Desde quando assumi a Pasta venho atuando para colocar Cuiabá em destaque no cenário nacional. Hoje, essa grande festa mostra todo o resultado do nosso esforço, trabalho e dedicação. Quero agradecer ao prefeito que sempre nos apoiou e incentivou para que Cuiabá pudesse receber esse tipo de evento, que traz muitas pessoas de fora e fomenta, também, a economia da nossa cidade”, comentou ela.
Na competição, o principal destaque da equipe mato-grossense foi Graziele Souza que ficou com o vice-campeonato na categoria 51 quilos. Na final ela foi derrotada pela pernambucana Caroline de Almeida.
O evento é considerado o maior do país, isso porque, neste ano, foram 260 boxeadores classificados em 22 estados. Os medalhistas olímpicos em Tóquio, Abner Teixeira (Bronze) e Beatriz Ferreira (Prata), estiveram presentes no evento.
Resultados das Finais:
76º Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite
52kg: Ruan Jesus (SP) KO R3 Ronaldo Silva (BA)
57kg Luiz Oliveira (ES) 5:0 Carlos Silva (SE)
63kg: Kaian Reis (BA) 3:2 Cleisson Santos (RJ)
69kg: Jonathan Soares (SP) 3:2 Edson Jesus (BA)
75kg: Wanderley Pereira (PR) 4:1 Kaue Belini (SP)
81kg: Isaias Filho (BA) WO Kalin Paiva (ES)
91kg: Ramon Souza (SP) 5:0 Matheus Matos (PR)
+91kg: Joel Silva (BA) 5:0 João Pereira (PR)
19º Campeonato de Boxe Feminino Elite
51kg: Caroline Almeida (PE) 5:0 Graziele Souza (MT)
57kg: Tatiana Chagas (BA) 5:0 Clelia Costa (RN)
60kg: Rebeca Santos (RJ) 5:0 Julia Alves (SP)
69kg: Beatriz Soares (AM) 3:2 Barbara Santos (BA)
75kg: Viviane Pereira (AM) 5:0 Nadja Santos (SP)
Pontuação final por equipes:
Feminino Elite
1º Lugar – BA – 10 pontos
2º Lugar – SP – 8 pontos
3º Lugar – PE – 7 pontos
Masculino Elite
1º Lugar – BA – 30 pontos
2º Lugar – SP – 27 pontos
3º Lugar – PR – 19 pontos