Entre os dias 17 e 19 deste mês será realizada oficina de bonecos on-line, para crianças e adolescentes, que terá sua culminância em uma peça teatral. O projeto foi contemplado no edital Movimentar, da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (Secel) e tem por objetivo oportunizar maior acesso à arte, à cultura e à educação ambiental, para crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
Ao total serão disponibilizadas 50 vagas e cada participante será instigado a produzir seu próprio espetáculo de bonecos (texto, cenário, personagens, figurinos e trilha sonora). A Proponente, Jeannie Leite Moreira, informa que as atividades terão como mote principal a questão da sustentabilidade, ou seja, as crianças produzirão seus espetáculos, a partir de materiais recicláveis disponíveis em suas casas, tais como: embalagens de plástico, papelão, retalhos de tecidos, dentre outros materiais que podem ser usados. Os bonecos produzidos farão parte da peça teatral.
“De modo específico pretende-se ainda despertá-los para a importância da Educação Ambiental e da Sustentabilidade, temáticas que serão esmiuçadas pelo estímulo à prática de ações de cuidado com a preservação do meio ambiente, através de orientações de cuidados com a limpeza de vias públicas, a integridade de plantas e árvores e demais áreas verdes às quais tenham acesso. Considerando o momento atual de pandemia em que as crianças e adolescentes estão em casa tendo aulas na maioria das vezes”, informa a proponente e professora Jeannie.
É importante destacar que o projeto está em consonância com as diretrizes mundiais da ONU, que visa melhorar aqualidade de vida a crianças e jovens, bem como, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, no que tange ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Inclusive, para a professora, a institucionalização do ECA promove uma reflexão acerca do nosso papel enquanto sociedade, que deve zelar pela prática efetiva desse e de outros direitos das crianças e adolescentes. Fator que sedireciona a um posicionamento que vem ao encontro da proposta desse projeto.
A professora e jornalista Ana Eliza Lucialdo ficará responsável pela interatividade da comunicação, inclusive a oficina de bonecos com materiais recicláveis acontecerá por meio de encontros online (via aplicativos de videoconferência). “A ideia é oportunizar todo acesso de forma remota e simples”, informou Ana Lucialdo. Todas as etapas do projeto serão acessadas pelo celular ou computador, para que sejam respeitadas as medidas de biossegurança amplamente divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
As etapas do projeto contam com uma Aula Show interativa e online com a professora doutora e atriz Aline Wendpap sobre o que é teatro, suas principais manifestações e o teatro de bonecos. Com abertura para perguntas e manifestações do público participante. Aula interativa e online com a Professora Especialista, técnica em Turismo Jeannie Leite Moreira sobre a importância da sustentabilidade e da prática da educação ambiental para uma vida melhor no/do planeta.
Em um segundo momento a Psicóloga Jackeline Caporossi irá apresentar em um vídeo de linguagem simples sobre a importância da inteligência emocional para o universo infantil. O projeto também contempla a participação dos jovens Michel Roberto e Caio que auxiliarão naculminância do projeto, em que será apresentação online uma peça de teatro com os bonecos produzidos por todas as crianças participantes, para que vejam e entendam na prática a atuação dos bonecos. As imagens e vídeos recebidos dos resultados dos participantes para a produção de material audiovisual serão publicados nos meios de comunicação do projeto no endereço @projetotobimt
Serviço
Teatro Infantil e Oficina de Bonecos
Inscrição – https://bit.ly/3oMVKqk
17, 18 e 19 de dezembro de 2021
Instagram @projetotobimt
Contato: (65) 9 9664 7678