O Campeonato Brasileiro 2021 terminou e definiu os classificados para a Libertadores de 2022. Fluminense e América-MG representarão o Brasil na fase preliminar, enquanto Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Corinthians, Bragantino e Athletico-PR garantiram vaga direta na fase de grupos da competição.

Ao todo, já são 15 clubes classificados para a eliminatória que definirá os últimos quatro classificados para a fase de grupos. Restam apenas quatro vagas, sendo duas da Colômbia e duas da Bolívia. Entre os destaques estão o tetracampeão Estudiantes, da Argentina, e o tricampeão Olimpia, do Paraguai, além do Barcelona de Guayaquil, do Equador, algoz do Fluminense nas quartas de final de 2021.

Como funciona?

A classificatória é dividida em três fases. Na primeira, que será nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro, irão jogar apenas Barcelona de Guayaquil, Olimpia, Universidad César Vallejo, Montevideo City Torque, Deportivo Lara e o último classificado da Bolívia, que ainda não foi definido. Os confrontos são definidos por sorteio e apenas três avançam.

Na segunda fase, entram os brasileiros Fluminense e América-MG, junto com Estudiantes, Audax Italiano, Everton, Universidad Católica-EQU, Guaraní, Universitario, Plaza Colonia e Monagas, além de dois colombianos e um boliviano, que ainda não foram definidos. Eles se juntam aos três classificados da primeira fase. Os confrontos acontecerão entre os 23 de fevereiro e 2 de março. Oito equipes avançam.

Por fim, os oito classificados da segunda fase se enfrentam para definir os quatro classificados que disputarão a fase de grupos. Os outros quatro eliminados disputarão a Copa Sul-Americana. Os jogos da terceira fase acontecerão nas semanas dos dias 9 e 16 de março, e também serão definidos em sorteio.

Estádio Monumental de Guayaquil será o palco da final da Libertadores de 2022. Barcelona de Guayaquil disputará a fase prévia da competição em busca de uma vaga na fase de grupos – Franklin Jacome/Getty Images

Quem está classificado?

América-MG (Brasil)
Fluminense (Brasil)
Estudiantes (Argentina)
Barcelona de Guayaquil (Equador)
Universidad Católica (Equador)
Olimpia (Paraguai)
Guaraní (Paraguai)
Audax Italiano (Chile)
Everton (Chile)
Universitario (Peru)
Universidad César Vallejo (Peru)
Montevideo City Torque (Uruguai)
Plaza Colonia (Uruguai)
Deportivo Lara (Venezuela)
Monagas (Venezuela)

*Restam quatro vagas: duas da Colômbia e duas da Bolívia (Jogada 10)