O Juventude demorou 13 anos para retornar à elite do futebol brasileiro. E permanecerá mais um ano. O Alviverde derrotou o Corinthians por 1 a 0, nesta quinta-feira (09/12), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), pela última rodada do Brasileirão, se livrando do rebaixamento à Série B. Chico, de pênalti, no segundo tempo garantiu o triunfo na Serra Gaúcha. A equipe gaúcho fechou sua participação, na 16ª colocação com 46 pontos. Já o Timão, já garantido na fase de grupos da Libertadores, terminou em quinto lugar com 57.
O jogo
O jogo na fria Caxias do Sul (RS) começou com o Juventude em busca de gols para tentar para fugir do rebaixamento. Os donos da casa comandaram o primeiro tempo, diante do Corinthians, um pouco desinteressado, já classificado para a Copa Libertadores. Cássio manteve o 0 a 0 na etapa inicial, com duas grandes defesas, em dois chutes de Chico, aos 20 e 32 minutos. Rafael Forster também acertou a trave do goleiro corintiano. Foram nove finalizações do Alviverde, e apenas uma do Corinthians, que terminou em gol paulista. Mas a arbitragem anulou o gol de Jô, pegando falta do atacante.
Segundo tempo
O cenário do segundo tempo não mudou. O Juventude tentava na base do abafa abrir o marcador, empurrado pela torcida no Alfredo Jaconi. Os gaúchos ainda reclamaram um pênalti em Dawhan, aos 16 minutos, em dividida com Fagner. O técnico Sylvinho tentava renovar o ânimo do time. Ele colocou Adson e Mantuan nos lugares de Gabriel e Jô. Cássio voltou a brilhar na etapa final, aos 30, fazendo mais uma grande defesa em chute frontal de Roberson. De tanto pressionar, em cobrança de escanteio, aos 34 minutos, o VAR pegou o toque de bola na mão de Gabriel Pereira. Pênalti confirmado e muito bem cobrado por Chico. 1 a 0. Gol da vitória e da salvação.
JUVENTUDE 1 x 0 CORINTHIANS – 38ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 9/12/2021 – Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Juventude: Douglas; Paulo Henrique, Quintero (Roberson, aos 21’/2t) e Rafael Forster; Dawhan (Ricardinho, aos 28’/2t), Jadson (Bruninho, aos 20’/2t), Chico e Guilherme Castilho (Wescley, intervalo); Sorriso e Capixaba. Técnico: Jair Ventura.
Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Adson, aos 16’/2t), Du Queiroz e Giuliano; Gabriel Pereira, Jô (Mantuan, aos 14’/2t) e Gustavo Mosquito (Roni, aos 22’/2t). Técnico: Sylvinho.
Gol: Chico (1-0, aos 36’/2t)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR). Auxiliares: Bruno Boschillia e Ivan Carlos Bohn (PR)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG),
Cartão Amarelo: Gil (COR),
Cartão Vermelho: Fágner (COR) (Com informações do Jogada 10)