Um raio matou 15 cabeças de gado, entre bois, vacas e novilhos, durante uma forte tempestade na tarde de domingo (5), em uma fazenda em Alto Paraguai (198 km de Cuiabá).

Os animais estavam perto de uma árvore. A suspeita é de que o raio tenha atingido os animais porque se abrigavam embaixo dela.  O proprietário informou que chovia muito, que ele ouviu um forte barulho e, ao sair para verificar, avistou os animas caídos no pasto em frente da casa.

Ao todo 15 cabeças de gado foram atingidas pela descarga elétrica e morreram na hora. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local.

ENTERRADO

Instrução normativa do Ministério da Agricultura determina que animais mortos em propriedade rural por descargas elétricas não devem ser destinados a consumo humano ou animal.

As carcaças devem ser queimadas e enterradas fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.

Gado morto em decorrência de raio ou de frio pode ficar por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.