Com um gol antológico de Jhonata Robert, que encobriu o goleiro Tiago Volpi com chute do meio de campo e outros marcados por Diogo Barbosa e Thiago Santos, o Grêmio venceu bem o São Paulo, na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre e manteve viva a esperança de seguir na elite do futebol brasileiro. A vitória de 3 a 0 espelhou bem o domínio do time gaúcho que encarou um São Paulo totalmente apático e irreconhecível e que escapou de uma sonora goleada. O resultado foi vital para o Grêmio, que foi aos 39 pontos, em 18º lugar e na zona de rebaixamento, mas a apenas três atrás do primeiro fora do Z4 (Athletico). O São Paulo, com 45 pontos, ainda corre risco de cair para a Segundona.
Primeiro tempo
O São Paulo entrou com três zagueiros e Gabriel Sara de ala pela direita. Foi uma péssima ideia do treinador Ceni, que talvez não esperasse a raça gremista, que adiantou a marcação e anulou o setor de criação paulista.
Além disso, o São Paulo não acertava na defesa e o Grêmio foi acumulando chances. Thiago Santos, depois de roubar uma bola de Nestor, perdeu o gol sem goleiro e apenas Miranda na frente. E o zagueiro salvou. Mas pouco depois numa trama (sempre pela direita da defesa), chegou ao gol em cruzamento de Diogo Barbosa para Thiago Santos cabecear e marcar.
Segundo tempo
Ceni tentou corrigir o esquema colocando Igor Vinicius em campo. Este virou o lateral pela direita. Leo de zagueiro passou a lateral pela esquerda. Assim, o 5-3-2 virou 4-4-2. Mas o ataque seguiu inoperante e o buraco pela direita da defesa foi ainda mais grave. Com o meio de campo não fazendo nada e o ataque idem, o Grêmio massacrou. Borja e Ferreira acertaram a trave; Ferreirinha quase fez um gol de placa. Enfim, aos 22 veio o segundo gol. Golaço. Diogo Barbosa pegou pela esquerda nas costas de Igor Vinícius, limpou e mandou de fora da área, 2 a 0.
O Grêmio passou a gastar o tempo diante de um adversário que fez uma partida lamentável. Certamente uma das piores nesta (péssima) temporada. E o São Paulo teve tempo de levar um gol de contra-ataque, do meio de campo de Jhonata Robert, pegando Volpi adiantado.
Ao final da partida, Lucas Silva descreveu a esperança do Grêmio: “Estamos em um momento delicado. Sabemos muito bem disso. Está mais delicado ainda, mas acreditamos até o final. Vamos fazer o máximo possível para honrar essa camisa até o final do campeonato. Faltam dois jogos decisivos. Temos em mente fazer a nossa parte. Entramos nesta rodada sabendo que os resultados dos adversários ajudaram, isso deixou mais motivado. Agradecer a torcida que vem incentivando. Se o nosso torcedor acredita, a gente acredita ainda mais. Vamos firmes e fortes até o final”, diz o volante gremista.
GRÊMIO 3 X 0 SÃO PAULO
Campeonato Brasileiro – 35ª rodada
Data: 2/10/2021
Local: Arena do Grêmio, Rio Grande do Sul (RS)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Mateus Sarará, aos 33′ do 2ºT e Lucas Silva; Douglas Costa (Jhonata Robert, aos 28′ do 2ºT), Campaz (Villasanti, aos 28′ do 2ºT) e Ferreirinha (Darlan, aos 33′ do 2ºT); Diego Souza (Borja, aos 16′ do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini
SÃO PAULO: Tiago Volpi; Arboleda, Miranda e Léo; Wellington (Marquinhos, no Intervalo), Rodrigo Nestor (Liziero, aos 27′ do 2ºT), Gabriel Sara, Igor Gomes (Gabriel Neves, aos 24′ do 2ºT) e Benítez (Igor Vinícius, no Intervalo); Rigoni (Juan, aos 27′ do 2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Gols: Thiago Santos, aos 23′ do 1ºT (1-0); Diogo Barbosa, aos 22′ do 2ºT (2-0); Jhonata Robert, aos 48′ do 2ºT (3-0)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade e Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Pathrice Wallace Côrrea Maia (RJ)
Cartões amarelos: Douglas Costa, Gabriel Grando (GRE); Rigoni (SAO) (Jogada 10)