O rebaixamento do Confiança, decretado na 37ª rodada da Série B do Brasileirão, ampliou para 18 o número de clubes na Série C de 2022. Com o Dragão sendo o seu mais novo participante, a Terceira Divisão do futebol brasileiro do próximo ano passou a ter oito times da região Nordeste.
A vitória da Ponte Preta por 1 a 0 sobre o Confiança impossibilitou matematicamente do clube sair do Z-4. Em 19ª, o Dragão só pode alcançar os 39 pontos; o Remo, primeiro time fora do Z-4 tem 42. Após dois anos na Série B, o Confiança caiu de divisão.
A Série C de 2022 espera por seus dois últimos participantes, que serão rebaixados da Segundona, para fechar o grupo de 20 clubes. Além do Confiança, o Brasil de Pelotas confirmou a presença na Terceira Divisão da próxima temporada.
No momento, Londrina (17º, com 41 pontos) e Vitória (18º, com 40 pontos) fecham o Z-4 da Série B. A equipe baiana ainda jogo na segunda-feira e pode deixar a zona do rebaixamento a uma rodada do fim da Segundona. O Remo, com 42 pontos, também está ameaçado.
No calendário do futebol de 2022, a Série C vai começar no dia 10 de abril. A CBF manteve a competição em 26 datas, com previsão da final ocorrer 1º de outubro. Veja quem está na Terceira Divisão:
✔️ Clubes da C de 2021 que não subiram e não foram rebaixados
✔️ Clubes rebaixados da Série B 2021
✔️ Clubes que conquistaram o acesso na Série D
Aparecidense, campeã da Série D de 2021, vai jogar a Série C em 2022 — Foto: Silvano Vital
Historicamente com dois grupos, divididos pelos critério da regionalização (Norte/Nordeste) e (Centro-Oeste, Sul e Sudeste), a Série C da próxima temporada estaria projetada da seguinte forma, com oito times nordestinos garantidos, e o Grupo A “lotado”. O número de equipes nordestinas, porém, pode aumentar, em caso de rebaixamento do Vitória.
Grupo A: já com os 10 times
- Paysandu
- Manaus
- Confiança
- Botafogo-PB
- Ferroviário
- Altos
- Floresta
- Campinense
- Atlético-CE
- ABC
Grupo B
- Brasil de Pelotas
- Ypiranga-RS
- Aparecidense
- Volta Redonda
- Figueirense
- São José-RS
- Botafogo-SP
- Mirassol
(GE)