A importância das mulheres na luta pelo empoderamento,  no fundamento das bases sociais e nas formas como utilizamos o espaço público é determinante em diversos aspectos. E a  igualdade, tão estimada por esta luta social, é um ponto determinante e agora encabeçado pela Virada Feminina de Mato Grosso.

E, como destaque para a luta, foi lançada, em Cuiabá, no Teatro do Cerrado Zulminara Canavarros, pela embaixadora Luíza Brunet e ex-senadora Marta Suplicy, a “Poesia Oficial do Movimento Virada Feminina Agenda ONU”, de autoria da poetisa e escritora mato-grossense Suziene Cavalcante. No mesmo evento, também foi lançada a campanha nacional ‘Pelo Fim da Violência contra a Mulher’.

A presidente nacional da Virada Feminina, ex-senadora Marta Suplicy (SP), e de Mato Grosso, professora Cely Almeida,  enfatizaramo que vem  sendo realizado, ressaltando-se o papel da mulher na construção e revolução da sociedade contemporânea.

Uma das convidadas especiais do II Seminário da Virada Feminina em Mato Grosso, a modelo Luiza Brunet revelou – com exclusividade ao site O Bom da Notícia – sobre a importância da luta da mulher pela equidade e poder.

Numa unidade sempre precedentes, a Virta reuniu magistradas, empresárias, prefeitas, vereadoras, secretarias municipais, primeiras-damas e delegadas, entre outras. A deputada Janaina Riva (MDB) foi eleita embaixadora da Virada Feminina.

Suziene Cavalcante observou que existe a certeza de ampliação no debate de busca de alternativas públicas e políticas para reduzir a desigualdade de gênero. E desenvolver projetos ligados ao empoderamento feminino e, sobretudo, saídas exequíveis, no enfrentamento à violência doméstica.

Luíza Brunet se tornou conhecida do público brasileiro, na década de 1980, quando virou modelo exclusiva das calças Dijon. Depois, durante anos, passou a estampar diversas campanhas e a fazer inúmeros desfiles.

Na ataulidade, Luíza Brunet anda pelo país, participando de fóruns e seminários, em que a mulher é o tema principal.

Aos 59 anos, a modelo se orgulha de ser hoje uma inspiração para muitas brasileiras, não só pela beleza madura mas, sobretudo, pela luta em favor de pautas femininas que a tem levado a realizar palestras e rodas de conversa em vários estados.

 

Poesia Oficial

Suziene Cavalcante é poetista, bacharel em direito, escritora e policial. Ela é autora da poesia oficial da Virada Feminina, que será traduzida pela ONU em mais de 50 idiomas.

Considerada uma das emergentes na literatura brasileira, Suziane Cavalcante possui poemas expostos em museus conceituados, como Casa Cora Coralina, Museu Casa Dom Aquino, Museu Oscar Niemeiyer, Museu de Parati e outras.