A Série B de 2021 já tem o seu campeão: o Botafogo. O Glorioso conquistou o bicampeonato da competição (venceu em 2015), ao derrotar o Brasil-RS por 1 a 0, neste domingo (21/11), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), pela 37ª rodada. O Alvinegro confirmou o título, beneficiado pela derrota do Coritiba para o CSA, na capital paranaense. O troféu da Segundona será entregue aos cariocas na próxima rodada, no Estádio Nílton Santos (RJ), contra o Guarani, na última rodada. O Fogão está de volta à elite do futebol brasileiro.
O jogo
Mais leve e com a classificação para à Série A já garantida, o Botafogo teve nos primeiros 15 minutos muita dificuldade com o péssimo gramado do Estádio Bento Freitas (RS). Ainda houve no início da etapa inicial, uma interrupção para a retirada de pássaros quero-quero do campo. O Glorioso utilizou uma camisa alusiva ao Dia da Consciência Negra e as muitas estatísticas negativas que marcam a vida dos negros no Brasil. O Alvinegro abriu o marcador, aos 20 minutos, após uma cobrança de falta de Carlinhos, Navarro escorou para a conclusão precisa de Diego Gonçalves. 1 a 0. Até o intervalo, o jogo não teve grandes emoções com os dois times sofrendo com a qualidade do gramado.
Segundo tempo
Na etapa final, o Botafogo tentou adiantar a marcação com campo ruim, e quase aumentou o placar com Carli pegando um rebote na área, aos seis minutos. Aos 13, o volante Barreto em um erro de saída bola do Alvinegro, acabou sendo expulso por uma falta em Poveda. Porém, um minuto antes, o árbitro deixou de marcar um pênalti para os carioca, em toque de bola na mão de Leandro Camilo. Na cobrança de falta, o ex-botafoguense Renatinho assustou Diego Loureiro. O técnico Enderson Moreira foi obrigado a colocar o volante Romildo e o atacante Ronald, nos lugares de Marco Antônio e Warley. Aos 28 minutos, Carli acertou de cabeça a trave do Brasil. O Bota se fechou para garantir a vitória e o bicampeonato da Série B do Brasileirão.
BRASIL-RS 0 x 1 BOTAFOGO – 37ª rodada da Série B do Brasileiro
Data: 21/11/2021 – Local: Estádio Bento Freitas, Pelotas (RS)
BRASIL-RS: Matheus Nogueira; Netto, Ícaro, Leandro Camilo e Paulinho; Diego Gomes (Renatinho, intervalo), Bruno Matias, Patrick e Caio Rangel (Gabriel Poveda, intervalo); Erison e Rildo. Técnico: Jerson Testoni.
BOTAFOGO: Diego Loureiro; Daniel Borges, Carli, Kanu e Carlinhos; Barreto, Oyama (Ricardinho, aos 48’/2t) e Marco Antônio (Romildo, aos 17’/2t); Warley (Ronald, aos 19’/2t), Diego Gonçalves (Matheus Frizzo, aos 48’/2t) e Rafael Navarro (Rafael Moura, aos 37’/2t). Técnico: Enderson Moreira.
Gol: Diego Gonçalves (0-1, aos 20’/1t)
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO). Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
Var: Vinicius Furlan (SP)
Cartão Amarelo: Caio Rangel (BRA) e Oyama (BOT).
Cartão Vermelho: Barreto (BOT). (Jogada 10)