Lewis Hamilton venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1, realizado neste domingo (21) no Circuito Internacional de Losail, em Doha.

Com a vitória, Hamilton se aproxima de Max Verstappen na briga pelo título da temporada 2021 da Fórmula 1. Oito pontos separam o líder da Red Bull, que ficou com o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, do heptacampeão Hamilton.

Verstappen subiu ao pódio na segunda posição, enquanto Fernando Alonso completou o pódio para a Alpine em terceiro.

Sergio Perez fez uma boa corrida de recuperação para chegar na quarta posição e conseguiu bons pontos para a Red Bull na disputa contra a Mercedes nos construtores. Do outro lado, Valtteri Bottas teve um pneu furado e, mesmo depois de trocar os compostos e o bico do carro, abandonou a corrida.

Esteban Ocon, da Alpine, terminou na quinta posição, seguido por Lance Stroll, da Aston Martin, na P6.

A Ferrari terminou na sétima e oitava posição, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc.

Lando Norris, da McLaren, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, respectivamente, completaram a zona de pontuação em nono e décimo.

A corrida

Hamilton largou bem e manteve a primeira posição com tranquilidade. Verstappen, que largou em sétimo depois da penalidade de cinco posições no grid, já era o quarto colocado no fim da primeira volta.

Bottas também levou uma penalidade no grid, mas de três posições. O finlandês partiu da sexta posição, mas perdeu várias posições na largada e era o 11º no fim da primeira volta.

Verstappen passou Gasly e Alonso e já era o segundo colocado no início da volta 4. Lá na frente, Hamilton já abria quase cinco segundos de vantagem para os demais. Perez ocupava a P8, enquanto Bottas era o P11.

Bottas e Perez conseguiram algumas ultrapassagens, antes do mexicano fazer sua parada na volta 20 e perder posições.

Antes dele, Verstappen fez seu pit-stop na volta 18 e Hamilton na 19. Ambos saíram com boa vantagem para o restante do pelotão. Bottas permaneceu na pista e era o terceiro colocado depois das primeiras paradas.

Perez seguia sua boa corrida de recuperação. Na volta 30, o piloto da Red Bull e Alonso travaram uma bela disputa pela P4. Os dois bateram roda, antes de Perez ficar com a quarta posição.

Bottas teve um pneu furado na volta 34, mas conseguiu retornar aos boxes para trocar os pneus, o bico do carro e voltou na 14ª posição.

Verstappen fez sua segunda parada na volta 41. O holandês retornou com os pneus médios. Uma volta depois, Hamilton também fez sua parada e colocou os médios.

Bottas abandonou na volta 51, mesma volta que Russell teve que ir aos boxes com um pneu furado. Latifi também teve um pneu furado, mas abandonou a corrida.

Na volta 55, Verstappen marcou 1:24.031s e garantiu o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.

O virtual safety car foi ativado no fim da volta 55 por conta da Williams de Latifi, que estava parada na parte de fora da pista.

O sinal verde foi mostrado no começo da última volta. Hamilton venceu, seguido por Verstappen e Alonso completando o pódio.

Confira o resultado do GP do Catar de Fórmula 1:

1) Lewis Hamilton (Mercedes)

2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
4) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
5) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
6) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) Charles Leclerc (Ferrari)
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
14) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
15) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
17) George Russell (Williams/Mercedes)
18) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
OUT) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) Valtteri Bottas (Mercedes)

(Terra)