O título do Athletico na Copa Sul-Americana pode mudar a disputa de uma vaga na Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro, com chances de o G-6 ainda virar um G-9. Com a conquista, o Furacão está garantido na fase de grupos da Libertadores 2022. Para que o G-6 vire G-9, o Furacão teria que figurar entre os oito primeiros, assim como os campeões da Libertadores (Flamengo ou Palmeiras) e da Copa do Brasil (Athletico e Atlético-MG).

O Athletico está neste momento em 13º na Série A, com 41 pontos, nove abaixo do Corinthians, que abre o G-6, e quatro abaixo do Fluminense, que é o oitavo colocado. Faltam cinco rodadas para o fim do Brasileirão.

Dos finalistas da Libertadores, o Flamengo já está matematicamente garantido no G-6, enquanto o Palmeiras tem boa vantagem para o sétimo colocado (12 pontos) e perto de concretizar a vaga pelo Brasileirão. Com isso, o G-6 deve mesmo virar G-7.

Também já garantido na Libertadores 2022, o líder Atlético-MG pode fazer o G-8 se concretizar no Brasileirão com um título da Copa do Brasil.

Caso o mesmo clube conquiste dois títulos, ele abrirá uma vaga para a Libertadores dentro do próprio Brasileirão. Ou seja, os vice-campeões da Libertadores e da Copa do Brasil não terão vagas asseguradas na Libertadores de 2022.

A princípio, o futebol brasileiro tinha sete vagas na Libertadores de 2022, para o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Brasileirão. Com a conquista do Athletico e dois brasileiros na final da Liberta, o país terá nove representantes na próxima Libertadores.

A final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, será no próximo sábado, 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu. E a final da Copa do Brasil, entre Athletico e Atlético-MG, com primeiro jogo no dia 12 de dezembro, no Mineirão, e a volta no dia 15 de dezembro, na Arena da Baixada.

Campeonato Brasileiro Brasileirão G-6 G-7 G-8 G-9 Carrossel Arte — Foto: Arte/ge

Vagas na Sul-Americana

Os seis melhores do Brasileirão que não forem para a Libertadores vão garantir a vaga na Sul-Americana de 2022. Atualmente, as vagas vão do sétimo ao 12º colocado. Caso o G-6 vire G-9 para a Libertadores, as vagas na Sul-Americana irão do 10º ao 15º do Brasileirão.

Confira o que diz o regulamento do Brasileirão

Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Libertadores de 2021 ou a Sul-Americana de 2021) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2021 ou Copa do Brasil de 2021), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol, com a vaga 6 oriunda do Brasileirão 2021 ou da Copa do Brasil 2021, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.

Caso um clube obtenha acesso à Libertadores de 2022 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados. (GE)