O Ituano é campeão da Série C do Campeonato Brasileiro pela segunda vez. Neste sábado, diante de 6.173 pessoas no estádio Novelli Júnior, em Itu, o Galo venceu o Tombense por 3 a 0, e coroou a campanha que garantiu o acesso à Série B com o título da terceira divisão nacional. Os gols da vitória do Ituano foram marcados por João Victor, Igor Henrique e Iago Teles.

Campeão da Série C do Brasileiro pela primeira vez em 2003, o Ituano encerrou jejum de 32 anos sem conquistar um título atuando em casa. A primeira – e única – vez havia sido em 1989, quando o time conquistou o acesso à elite do Campeonato Paulista.

E como diz um trecho do hino do Ituano:

Ituano, Ituano, Ituano… Que coisa linda, és o maioral! Dentro de campo, um só pensamento Outra vitória, seu lema é ganhar Sua bandeira balança Distinto e amado brasão A grande massa proclama Ituano, és o grande campeão!

Primeiro tempo

Ituano e Tombense fizeram um primeiro tempo digno de final de campeonato. Gol, emoção, disputa pela boa, equilbírio e uma atmosfera impulsionada pela presença de mais de seis mil torcedores no estádio Novelli Júnior.

E assim como toda grande decisão, o detalhe foi a palavra que decidiu os 45 minutos iniciais do confronto. Aos 21 minutos, João Victor arriscou de fora da área e contou com falha bizara do goleiro Felipe Garcia, do Tombense, para abrir o placar para o Ituano.

O gol parece ter abalado o Tombense, que praticamente não assustou o goleiro Pegorari. Coube a Felipe evitar o segundo gol do Ituano em boa defesa após chute do Fernandinho.

Jogadores do Ituano comemoram gol do Ituano sobre o Tombense

Jogadores do Ituano comemoram gol do Ituano sobre o Tombense (Foto: Fernando Roberto/Ituano FC)

Segundo tempo

O Ituano voltou melhor para os 45 minutos finais. Com mais posse de bola e ofensivamente presente, o time paulista conseguiu ampliar logo aos 11 minutos, com Igor Henrique. Em jogada de Gerson Magrão, o volante apareceu livre dentro da área para fazer o segundo gol do Ituano na partida.

Após o gol, o Ituano administrou a partida e passou a esperar o contra-ataque. O Tombense, com a menos após a expulsão de Everton, não esboçou reação e viu o time paulista sacramentar o título com Iago Teles. Festa em Itu após 32 anos, o Galo é bicampeão da Série C do Brasileiro.

Ituano x Tombense, Série C do Brasileiro, Igor Henrique

Ituano x Tombense, Série C do Brasileiro, Igor Henrique (Foto: Fernando Roberto/Ituano FC)

Frango bizarro

Aos 21 minutos do primeiro tempo, Felipe não conseguiu segurar o chute de João Victor, do Ituano, que parecia não levar grande perigo ao gol do Tombense.

Aos 33 anos, Felipe Garcia ainda é lembrado pela intensa passagem pelo Santos. Revelado na base do Peixe e campeão paulista ao lado de Neymar em 2010, Felipe virou alvo de torcedores por conta de seguidas falhas nos jogos em que foi titular no Santos. Clique aqui e veja.

Goleiro do Tombense leva frango bizarro na final da Série C

Goleiro do Tombense leva frango bizarro na final da Série C (Foto: Reprodução/Tv Tem )

Galeria de campeões

O Ituano voltou a levantar a taça de campeão da Série C após 18 anos. O Galo venceu o Tombense na final da competição, neste sábado, e repetiu a conquista de 2003 que, até então, era o único título nacional da história rubro-negra.

Com a conquista do Galo, o título da Série C volta para o estado de São Paulo após nove anos. A última vez que um clube paulista havia conquistado a taça foi em 2012, quando o Oeste faturou o troféu.

Gérson Magrão e Fernandinho comemoram gol do Ituano contra o Tombense na final da Série C

Gérson Magrão e Fernandinho comemoram gol do Ituano contra o Tombense na final da Série C (Foto: Thais Magalhães/CBF)  (GE)