O Uruguai, quem diria, está cada vez mais longe do Qatar. Nesta terça-feira (16), a seleção bicampeã mundial caiu para a Bolívia por 3 a 0, no Hernando Siles, em La Paz, a 3.700 metros acima do nível do mar. O jogo foi válido pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa-2022.
Em apuros e fora da zona de classificação, a Celeste Olímpica está em sétimo lugar, com 16 pontos. Já os andinos avançam na tabela e, somando 15, ficam em oitavo ao fim desta jornada.
Sem padrão de jogo e com os efeitos da altitude para atrapalhar, o Uruguai sofreu e não conseguiu dar nenhuma resposta. Muslera, veterano, aceitou cruzamento de Arce e falhou de forma bisonha no primeiro gol da Bolívia. Antes do intervalo, Marcelo Moreno subiu de cabeça e ampliou. Ele é o artilheiro da competição, com nove gols.
O jogo estava tão fácil para a Bolívia que Moreno, na segunda etapa, se deu ao luxo de perder um pênalti. Mas Arce se encarregaria de cravar mais um punhal no peito dos charrúas. Nem Suárez, que entrou após o intervalo, melhorou o desempenho dos visitantes. Com isso, o técnico Óscar Tabárez corre o risco de perder o cargo.
BOLÍVIA 3 x 0 URUGUAI – 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo
Data e horário: terça-feira (16/11/2021), às 17h (horário de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, La Paz (BOL)
Gols: Arce, 29’/1ºT (1-0); Moreno, 44’/1ºT (2-0) e Arce, 33’/2ºT (3-0)
BOLÍVIA: Lampe; Diego Bejarano, Quinteros, Sagredo e Fernández (Enoumba, Intervalo); Justiniano, Villarroel (Saucedo, 13’/2ºT) e Abrego (Algarañaz, 13’/2ºT); Arce (González, 39’/2ºT), Ramalho (Saavedra, 25’/2ºT) e Moreno. Técnico: César Farías
URUGUAI: Muslera; Cáceres, Giménez e Godín; Nández (Brian Rodríguez, 19’/2ºT), Vecino (Suárez, Intervalo), Torreira (Arambarri, 23’/2ºT), Betancur e Piquerez (González, Intervalo); Torres e Martínez. Técnico: Óscar Tabárez
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (BRA)
Auxiliares: Danilo Manis (BRA) e Bruno Pires (BRA)
VAR: Wagner Reway (BRA)
Cartão Amarelo: Quinteros (BOL); González (URU)
Cartão Vermelho: Algarañaz, 28’/2ºT (BOL) (Jogada 10)