Uruguai e Argentina fizeram um bom jogo nesta sexta-feira, no encerramento da 13ª rodada das Eliminatórias  da América do Sul para a Copa do Mundo. O jogo foi em Montevidéu, no Estádio Campeón del Siglo (campeão do Século, do Peñarol), E quem levou a melhor foi a Argentina. Com Messi no banco, venceu por 1 a 0. Golaço de Di María, no primeiro tempo.

A Argentina está muito próxima da classificação para a Copa do Qatar. Tem 28 pontos, em segundo lugar e precisa de mais uma vitória para carimbar seu passaporte. Na próxima rodada, na terça-feira, os argentinos encaram o Brasil (líder, com 31 pontos, já classificado). O Uruguai, por sua vez, parou nos 16 pontos e está em sexto lugar, fora da zona de classificação.

Primeiro tempo

A Argentina teve muito mais posse (64%), mas gastou o tempo trocando passes e cadenciando o jogo. Já o Uruguai (sem Arrascaeta e Cavani), por sua vez, sempre que tinha a bola buscava a finalização. Prova disso: sete chutes a gol, contra uma dos argentinos. Mas eficácia é tudo. Enquanto os uruguaios perderam gols na cara do goleiro Martínez (uma de Nández aos três minutos foi incrível, em cima do arqueiro), a Argentina, na única bola que teve, fez 1 a 0. O palmeirense Piquerez falhou, Dybala roubou e deu para Di Maria fazer golaço, da entrada da área, encobrindo Muslera, aos seis minutos.

Segundo tempo

O Uruguai permaneceu em cima,  perdeu chances com Piquerez (duas vezes) e Suárez. Mas o time uruguaio estava nervoso e errando passes que geraram perigosos contra-ataques para a Argentina Papu Gómez e Ángel Correa, dois que entraram na etapa final, desperdiçaram oportunidades.

Depois dos 30 minutos, já com Messi em campo, a Argentina se fechou ainda mais, suportando a pressão uruguaia. Álvaro Martínez teve duas chances (numa delas o goleiro argentino quase levou um frango) e Arambarri, uma. Mas a bola não entrou. Triunfo argentino. E agora, o Brasil. O Uruguai vai encarar a Bolívia fora de casa.

URUGUAI 0 x 1 ARGENTINA
13ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo
Data: 12/11/2021
Local: Campeón del Siglo, Montevidéu (URU)
URUGUAI: Muslera; Cáceres, Giménez, Godin e Piquerez; Torreira, Nández (Gorriáran, aos 35′ do 2ºT), Vecino  (Álvaro Martínez, aos 18′ do 2ºT) e Bentancur (Arrambarri, aos 31′ do 2ºT);  Braian Rodríguez  (Facundo Torres, no Intervalo) e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.
ARGENTINA: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi, Acuña; De Paul (Palacios, aos 35′ do 2ºT), Rodríguez e Lo Celso (Messi, aos 31′ do 2ºT); Dybala (Joaquín Correa, no Intervalo) , Lautaro Martinez  (Papu Gómez, aos 9′ do 2ºT)e Di Maria  (Ángel Correa, aos 9′ do 2ºT). Técnico: Lionel Scaloni.
Gols: Di María, aos 6′ do 1ºT (0-1)
Árbitro: Carlos Lopez (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Piero Maza (CHI)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartões amarelos: Cáceres (URU); Dybala (ARG) (Jogada 10)