O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), posicionou-se contrário ao projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) que torna o feriado do dia 20 de novembro, data do aniversário da morte de Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra, apenas ponto facultativo.

Juca comentou que a data não é apenas um dia de “folga”, mas sim para relembrar a história de luta, valorizar a cultura da população negra e de discutir ações para fortalecimento de políticas públicas de igualdade racial e projetos de combate ao racismo.

“Respeito o deputado Cattani, mas sou totalmente contra a proposta que torna o dia 20 de novembro ponto facultativo. O Brasil tem tantos feriados e a Consciência Negra não pode ser excluída. No nosso país, a escravidão durou mais de 300 anos, o povo negro ainda sofre com racismo e outras mazelas, sofre para ter acesso a seus direitos. Esse dia serve de reflexão da história, da dor e sofrimento dos negros do nosso país. Além disso, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo na luta contra a escravidão”, destacou.

O vereador pediu para que os deputados rejeitem a proposta e preservem a data. “Peço que os deputados ouçam o movimento negro do nosso Estado antes de tomar qualquer decisão e entendam a importância do feriado”.