Está definido o planejamento do Estadual de Futebol 2022. Em reunião de Congresso Técnico que aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), a Federação Matogrossense de Futebol (FMF) confirmou a presença de 10 clubes e marcou o início da competição para o dia 19 de janeiro, já com sua primeira rodada definida. As novidades do próximo ano serão as presenças das equipes do Academia (Rondonópolis) e Sport Sinop, que subiram da segunda divisão.
Os dez clubes participantes enviaram representantes à reunião: Ação, Academia, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Nova Mutum, Operário-VG, Sorriso, Sport Sinop e União. Em votação, os clubes alteraram a atual fórmula de disputa da competição. O MT 2022 terá na 1ª fase, as equipes se enfrentando em turno único, em pontos corridos, se classificando apenas, os seis primeiros colocados. Sendo os dois últimos, rebaixados.
No mata-mata, o 1º e o 2º colocado, avançam diretamente para as semifinais, esperando os classificados dos duelos entre o 3º x 6º, e o 4º x 5º, em jogos de ida e volta. Semi e finais também serão disputados em dois jogos.
Confira a 1ª rodada:
Cuiabá x Ação
Sorriso x Nova Mutum
Luverdense x Sinop
Academia x Operário
Dom Bosco x União
Para esse Estadual, a FMF seguirá pelo quinto ano consecutivo, arcando com todas as despesas de arbitragem, transporte, logística, hospedagem e alimentação. Os clubes assinaram também, o contrato de direitos de transmissão com a TV Centro América. A emissora seguirá transmitindo as partidas em TV aberta para todo o estado. A FMF deverá divulgar o regulamento completo e tabela básica da competição, em breve.
Calendário 2022
Foi apresentado também, o calendário de 2022 do futebol mato-grossense. Em votação, foi aprovado a mudança das distribuições de vagas para as competições nacionais de 2023. Para o Mato-grossense de 2022, o campeão, se não for o Cuiabá (já na elite), garantirá vaga para a Série D, Copa do Brasil e Copa Verde. O vice, ficará com a Copa do Brasil.
A Copa FMF 2022, terá o aumento de mais uma vaga. O campeão terá o direito de escolher entre a Copa do Brasil ou a Série D. O vice, ficará com a opção não escolhida pelo campeão. Foi aprovado também, em Assembleia, o fim de idade limite para os atletas, com a competição passando a ser disputada com idade livre entre os atletas.
Foi aprovado também, que apenas os clubes não rebaixados no Mato-grossense 2022, somados aos dois que obtiverem o acesso a 1ª divisão de 2023, poderão participar da competição.
Confira as distribuições de vagas, de forma detalhada:
Campeonato Mato-grossense 2022:
Campeão: Série D, Copa do Brasil e Copa Verde – Temporada 2023
Vice: Copa do Brasil – Temporada 2023
Copa FMF 2022:
Campeão: Escolha entre Série D ou Copa do Brasil – Temporada 2023
Vice: Ficará com a opção não escolhida pelo campeão