Ian Matos, atleta dos saltos ornamentais, está internado desde o dia 30 de outubro, no Rio de Janeiro, para tratar uma infecção pulmonar. Em contato com a família, o ge apurou que o quadro clínico está melhorando. O atleta já respira sozinho, sem o auxílio de aparelhos, também responde mexendo os dedos e fazendo gestos.
Matos está na terapia intensiva da Casa de Saúde São Bento, na Ilha do Governador. O hospital não divulga boletins médicos públicos, apenas repassa informação aos familiares. Na semana passada, a mãe e a irmã do atleta viajaram do Pará, estado em que residem, com destino à capital fluminense para acompanhá-lo, já que o caso é grave e a vida dele corre risco.
Natural de Muaná, interior do Pará, Ian representou a seleção brasileira por alguns anos, com participação em várias competições importantes, como o Mundial de Esportes Aquáticos (2015 e 2017), Copa do Mundo (2016), Jogos Pan-Americanos (2011, 2015 e 2019), Jogos Sul-Americanos (2010 e 2014) e, claro, nas Olimpíadas do Rio 2016.
Vaquinha
Como Matos não tinha familiares no Rio, alguns atletas criaram uma vaquinha virtual pedindo R$ 10 mil para ajudar a custear a vinda da mãe e da irmã para a capital fluminense.
Uma das atletas que criaram a vaquinha, a também saltadora Giovanna Pedroso postou em sua conta no Instagram um apelo para arrecadar fundos:
– Oi gente, Ian é atleta olímpico de saltos ornamentais. Nascido em Belém, veio pro Rio pra poder seguir sua carreira de atleta aqui! Hoje Ian se encontra internado com uma infecção pulmonar grave. Por conta disso a irmã e a mãe vieram de Belém pro Rio para poder ficar mais perto dele. Mas precisam de ajuda para arcar com as despesas, alimentação, transporte e tudo mais. Então resolvemos criar essa vaquinha!! Toda ajuda é bem vinda! – escreveu Giovanna.
Postagem de Giovanna Pedroso no Instagram — Foto: Reprodução
Outros atletas, como Tammy Galera, Danielle Robles (saltos ornamentais) e o medalhista olímpico e campeão mundial Arthur Nory (ginástica artística), também compartilharam a campanha em suas redes sociais. (Globo Esporte)