O Grêmio derrotou o Fluminense por 1 a 0 nesta terça-feira (9), pela 31ª rodada do Brasileirão, na sua arena. O resultado, graças a um gol de Diego Souza, levou o time gaúcho aos 29 pontos, ainda em penúltimo lugar, mas cinco pontos atrás do Santos, o primeiro livre da zona de rebaixamento. Já o Fluminense, que sonhava com a vitória para assumir o sétimo lugar, parou nos 42 pontos em oitavo lugar.
Primeiro tempo
O Grêmio foi superior. Merecia ter saído para o vestiário com a vitória, mas não foi eficaz no arremate final.
Elias, a novidade no ataque, quase marcou com 30 segundos chutando no travessão e ainda teve outra boa oportunidade em passe de Diego Souza. Além dele, Diego Souza e Lucas Silva finalizaram com perigo.
Já o Fluminense começou um pouco desligado e sem inspiração ofensiva. Luiz Henrique era bem marcado e, sem espaço, não impôs velocidade. Cazares não tinha ousadia e John Kennedy estava isolado. Assim, mesmo mostrando um bom toque de bola, quase teve um pênalti a seu favor (a bola quase bateu na mão de Diego Souza na área) e apenas uma chance real, num chute de fora da área de John Kennedy: Brenno voou para fazer boa defesa. E ainda teve a infelicidade de perder Luiz Henrique aos 31 minutos, com uma lesão na coxa.
Segundo tempo
O Fluminense voltou melhor, com Yago Felipe buscando lançamentos em profundidade e Marlon sendo acionado. Num desses lances, Marlon cruzou para um gol bem anulado de Caio Paulista. Mas a animação do Fluminense durou pouco. O Grêmio voltou a equilibrar e conseguiu chegar ao gol aos 16 minutos, quando Mateus Sarará cruzou na cabeça de Diego Souza.
O Fluminense sentiu e quase levou um gol de Douglas Costa, que tinha acabado de entrar. Depois dos 30 minutos, e com as 10 substituições, o jogo caiu de ritmo, com o Fluminense tentando o gol e o Grêmio fechado, segurando o resultado.
GRÊMIO 1 x 0 FLUMINENSE
Campeonato Brasileiro – 31ª rodada
Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS) (portões fechados)
GRÊMIO: Brenno, Vanderson, Kannemann, Geromel e Diogo Barbosa; Lucas Silva, Mateus Sarará (Darlan, aos 26′ do 2ºT) , Lucas Silva, Campaz (Douglas Costa, aos 17′ do 2ºT) e Alisson (Jean Pierre aos 32′ do 2ºT); Elias (Ferreirinha, no Intervalo) e Diego Souza (Churín, aos 32 do 2ºT). Técnico: Vagner Mancini
FLUMINENSE: Marcos Felipe, Calegari (Samuel Xavier, aos 36′ do 2ºT), Nino, David Braz e Marlon; André (Fred, aos 23′ do 2ºT), Martinelli, Yago Felipe e Cazares (Arias, aos 23′ do 2ºT); Luiz Henrique(Caio Paulista, aos 31′ do 1ºT) e John Kennedy (Abel Hernández aos 36′ do 2ºT). Técnico: Marcão
Gol: Diego Souza aos 16′ do 2ºT (1-0)
Árbitro: Vinícius Gonçalves (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo (SP)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Douglas Costa, Kannemann (GRE); Nino (FLU)
(Jogada 10)