No que depender das projeções matemáticas, o Cuiabá, que pela primeira vez integra a elite do futebol brasileiro, está muito longe de ser rebaixado para a segunda divisão. Somando 38 pontos e ocupando um lugar (10º) na parte de cima da tabela, o Dourado tem apenas 3% de possibilidades de cair conforme o matemático Tristão Garcia do Infobola. Basicamente, a equipe mato-grossense precisa de apenas duas vitórias ou contabilizar mais 6 ou 7 pontos no restante da competição (ainda faltam 9 jogos). Por outro lado, as chances de uma vaga na Libertadores são muito reduzidas (veja mais abaixo).
A nove rodadas do fim da Série A do Campeonato Brasileiro, os torcedores fazem contas de olho no título e também contra o rebaixamento à segunda divisão do ano que vem. Na parte de cima da tabela, o líder Atlético-MG domina e tem boa vantagem sobre os adversários, mas os números ainda permitem que Flamengo e Palmeiras sonhem em levantar a taça. No último sábado, inclusive, o Rubro-Negro bateu o Galo no Maracanã, por 1 a 0, e aumentou a confiança para a reta final.
Na parte inferior da classificação, a Chapecoense vê a Série B cada vez mais perto. O Grêmio, derrotado em casa pelo Palmeiras, parece fazer o mesmo caminho. Em relação à última rodada, o risco de queda do Tricolor aumentou de 58% para 78%.
Galo lidera, mas Palmeiras e Flamengo ainda têm chances de título — Foto: InfoEsporte
Abaixo, você confere as chances de título e classificação para a Libertadores e também o risco de rebaixamento na competição nacional. As projeções são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.
Chance de título
- Atlético-MG – 88%
- Flamengo – 8%
- Palmeiras – 4%
Possibilidade de Libertadores
- Atlético-MG – 99%
- Flamengo – 94%
- Palmeiras – 90%
- Fortaleza – 57%
- Bragantino – 39%
- Corinthians – 13%
- Internacional – 4%
- Fluminense – 1%
- América-MG – 1%
- Cuiabá – 1%
- Atlético-GO – 1%
Risco de rebaixamento
- Chapecoense – 99%
- Grêmio – 78%
- Sport – 75%
- Juventude – 73%
- Bahia – 24%
- Athletico – 15%
- Santos – 13%
- Ceará – 10%
- São Paulo – 5%
- Cuiabá – 3%
- Atlético-GO – 2%
- América-MG – 2%
- Fluminense – 1%
(Com informações do GE)