As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de 2021 pode romper um hiato histórico de quase 30 anos. Pré-candidata e apontada como a sucessora natural da atual gestão, a advogada Gisela Cardoso pode ser a segunda presidente da instituição em Mato Grosso.
A primeira foi a desembargadora e atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), Maria Helena Póvoas. A magistrada assumiu a gestão da OAB-MT no biênio 1993/1995 e também no triênio 1995/1997.
De lá para cá, muitas foram as mudanças no mundo e também na advocacia. Neste ano, por exemplo, foi publicada em abril a resolução 5/20, que altera o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB para estabelecer paridade de gênero (50%), aprovada em dezembro de 2020. Ou seja, agora a composição das chapas nas eleições do Conselho Federal, das seccionais, subseções e Caixas de Assistência devem ser compostas por 50% de mulheres.
Outro ponto histórico é que, pela primeira vez, o número de mulheres inscritas na OAB ultrapassou o de homens, tanto nacionalmente como em Mato Grosso. À época da notícia, Gisela ponderou que historicamente o curso de Direito – um dos primeiros das universidades brasileiras – sempre foi ocupado por homens.
“É importante notar que, aos poucos, fomos conquistando nossos espaços sociais e no mercado de trabalho, assim não seria diferente com as inscrições na OAB-MT. Além disso, onde existe mais representatividade, existe mais igualdade e uma possibilidade ainda maior que cada vez mais pessoas se sintam acolhidas e com seus direitos garantidos. Jamais devemos ver esses números como uma competição. Muito pelo contrário: são os primeiros sinais que estamos no caminho certo”, completa.
Sobre a possibilidade de se tornar a segunda presidente da história da OAB-MT, Gisela Cardoso afirma que significará ainda mais representatividade à instituição. “Caso eleita, posso dizer que não estarei neste posto sozinha: estarei representando cada graduanda, a jovem advogada, a advogada mais experiente, as advogadas privadas e as públicas, a diversidade, as advogadas negras, brancas e pardas, mas acima de tudo, se for essa a vontade da advocacia, a nossa gestão será da advocacia de Mato Grosso como um todo. Será uma gestão de união e plural”, destacou.
Currículo – Gisela Cardoso é advogada atuante há 20 anos em Mato Grosso. Ela é sócia do escritório Cardoso e Cardoso Advogados e a atual vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – gestão 2019/2021. Ela também foi secretária-geral da OAB-MT na gestão 2016/2018. É especialista em Direito Empresarial, membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais e foi professora universitária de 2007 a 2018.
Gisela Cardoso atua fortemente na Seccional de Mato Grosso há anos para defender as prerrogativas e honorários advocatícios. Além de ter sido secretária e ser a atual vice-presidente, a advogada iniciou seu caminho na Ordem participando ativamente em comissões e, posteriormente, como relatora do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). Gisela conhece todas as 29 subseções mato-grossenses e participou de dezenas de eventos de temáticas diversas da advocacia ao longo de sua jornada na OAB-MT.