Os trilhos da ferrovia estadual devem ser batizados em homenagem ao senador Vicente Emílio Vuolo, segundo o que foi aprovado pela Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta terça-feira (19). Em contrapartida, duas estações devem homenagear o empresário Olacyr de Moraes, sanando a polêmica entre os dois nomes.

Divulgação

ferrovia.jpg

Em reunião na tarde desta terça (19), o deputado Walmir Moretto (Republicanos), presidente da Comissão, apresentou substitutivo ao Projeto de Lei nº 855/2021, do deputado Wilson Santos (PSDB). O tucano pretendia barrar as pretensões do governador Mauro Mendes (DEM) que defendia a denominação da ferrovia estadual em homenagem a Olacyr de Moraes.

O substitutivo, que tem tom de conciliação, contou com a aprovação dos deputados estaduais Delegado Claudinei (PSL) e Xuxu Dal Molin (PSC).

 

Os parlamentares concordaram com a argumentação de Wilson Santos com relação ao reconhecimento dos esforços do senador Vicente Emílio Vuolo na viabilização da ferrovia.

Ao mesmo tempo, consideraram que “não se pode negar o empenho dedicado por Olacyr de Moraes à implantação da ferrovia – razão que motivou o governador a pretender honrar a memória do empresário”.

 

A matéria segue para votação em plenário na sessão desta quarta-feira (20), em regime de urgência, quando a discussão deve ser definitivamente encerrada.